Viram a última da Ford? É mesmo muito abuso e falta de respeito para com consumidores Brasil afora. A montadora teve o desplante de lançar uma nova versão automática do Ecosport, o Ecosport SP, com preço bruto abaixo de R$60 mil, exclusivamente para venda através de um determinado distribuidor Ford da cidade de São Paulo.
Segundo informações da Gerência Regional Ford do Rio de Janeiro, não existe menor possibilidade de se adquirir a versão fora dessa tal distribuidora de São Paulo. Entendemos que a medida é discriminatória e esperamos da Ford a re-avalie, ampliando a oferta para as demais regiões do Brasil, ainda que reservada a determinada distribuidora.
Um absurdo, se considerarmos o que representa em termos da frustração para inúmeras pessoas com deficiência que aguardam oportunidade de adquirir veículo automático, com espaço mais amplo para acomodar suas tantas coisas e de acordo com a equivocada delimitação do CONFAZ. Limitadas a conciliar valor de tabela e necessidades específicas do segmento, pessoas com deficiência acabam vencidas pelo cansaço e adquirem veículo que não atende suas expectativas.
É praticamente impossível para nó, pessoas com deficiências, encontrar no mercado brasileiro opção adequada para compra de veículo novo com preço de tabela enquadrável no deliberado pela decisão Confaz, fazendo jus aos descontos de IPI e ICMS. Exato por isso, sugerimos às lideranças nacionais do segmento, em outras matérias/oportunidades, a revisão da distorcida decisão do Confaz em vigor desde janeiro de 2007, apenas alterando texto da mesma pra não dar mais trabalho, ou seja, estipular em R$ 60 mil valor líquido com descontos e não valor bruto do veículo. Até agora nada nos foi retornado quanto aos encaminhamentos precedentes, mas continuaremos atentos para ver satisfatórias nossas reivindicações. Saudações inclusivas.
*Prof. Dr. Wiliam Machado
Presidente do CMPDE – Três Rios – Rio de Janeiro