20.4 C
Brasília
31/03/2025
MARANHÃO

Erradicar analfabetismo entre pessoas com deficiência é uma das metas do Brasi

Erradicar analfabetismo entre pessoas com deficiência é uma das metas do Brasil até 2016

Isabela Vieira Repórter da Agência Brasil Brasília – Colocar todas as crianças com deficiência na escola e erradicar o analfabetismo em dez anos é uma das metas a longo prazo da Coordenadoria Nacional para Integração da Pessoa Portadora de Deficiência (Corde). O órgão da Secretaria Especial de Direitos Humanos divulgou hoje (12), na capital federal, o Plano de Ação para 2007, do qual fazem parte essas metas. A conselheira titular da Corde, Izabela Maior, explica que isso não significa apenas matricular as crianças deficientes em um estabelecimento de ensino, mas também oferecer todos os recursos para a aprendizagem.

“Entre eles, professores capacitados, computadores adaptados às necessidades específicas dos alunos e no caso de crianças surdas, aparelhos de surdez ou intérprete da língua brasileira de sinais”. Os anos compreendidos entre 2006 e 2016 foram declarados pela Organização dos Estados Americanos (OEA) como a Década das Américas das Pessoas com Deficiência. O objetivo da entidade é definir em parceria com os países membros um conjunto de ações para o período que incorpore a deficiência nas políticas públicas nacionais e desmistifique o tema. A idéia é acabar com a discriminação e a exclusão social. Para ***prir esta e outras metas para a década, a conselheira da Corde esclarece que o Brasil precisará de investimentos sociais e financeiros. “O que ajudará a garantir inclusão social e desenvolvimentos para o país”, afirmou Maior. “As pessoas com deficiência quando estão cientes de seus direitos e tiveram oportunidades ao longo da vida passam a trabalhar pelo crescimento do país. Não precisam receber eternamente um subsídio. Se veio de uma família pobre, recebe auxílio durante um período, mas, aprende a superar as dificuldades com apoio da sociedade e com acesso à todos os serviços disponíveis para todos cidadãos.” A conselheira da Corde informou que a Secretaria Especial de Direitos Humanos estuda a possibilidade de mudar o status da coordenadoria para secretaria. A mudança poderá aumentar o repasse de recursos e melhorar o gerenciamento das funções e das políticas desenvolvidas pelo órgão. No âmbito de políticas internacionais, o Brasil tem contribuído por meio da Corde para a criação do Plano de Ação das Américas, do***ento que norteará o Programa de Ação para a década da OEA. O Programa de Ação deve ser aprovado em uma Assembléia Geral que será realizada em junho no Panamá. Além disso, no final do mês passado o país assinalou a intenção de ratificar a Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência das Nações Unidas, com a assinatura do texto da convenção. De acordo com a Coordenadoria Nacional para Integração da Pessoa Portadora de Deficiência existem no Brasil cerca de 24 milhões de pessoas com deficiência, das quais 70% vivem abaixo da linha da pobreza.

Related posts

Aprender com as Diferenças

Eraldobr

Senac-MA lança projeto de inclusão social

Eraldobr

Empresas são obrigadas a ter 5% de empregados intérpretes em Libras a partir de

Eraldobr

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você está ok com isso, mas você pode optar por não participar se desejar. Aceitar Leia mais