20.4 C
Brasília
31/03/2025
GOÍAS

NÃO DEU ANTES NEN DURANTE O CARNAVAL? DE DEPOIS DE 4 FEIRA DE CINZAS !

Rio de Janeiro – Uma campanha para incentivar as doações de sangue foi lançada hoje (12) pelo Instituto Nacional do Câncer (Inca). O objetivo é manter os estoques em níveis suficientes para o carnaval. Em média, o Inca recebe mensalmente 1,6 mil doadores, mas em períodos de feriados prolongados esse número tem uma queda de 50%.

O lançamento da campanha “Neste Carnaval, vá brincar, mas não esqueça de doar” contou com a participação do dançarino Carlinhos de Jesus, personalidade do carnaval carioca. Até sexta-feira, o Inca pretende mobilizar 450 novos doadores.
O material coletado vai atender à demanda das cinco unidades do instituto na cidade do Rio de Janeiro. Para a chefe do serviço de hemoterapia do Instituto, Iara Motta, a campanha desperta a solidariedade na população e ajuda a derrubar alguns mitos que impedem que o número de doadores seja maior. “O primeiro mito é o da contaminação. Por isso, precisamos assegurar que todo o material usado seja estéril e descartável; segundo é a associação de que o doador pode engordar ou emagrecer, o que não acontece. Muita gente acredita, ainda, que se doar uma vez terá que doar sempre.
O ideal seria que as pessoas quisessem doar sempre, mas não é gerada essa obrigação. Doar sangue é seguro e pode salvar muitas vidas”, defendeu Iara Motta. A chefe da hemoterapia do Inca alertou, ainda, que qualquer pessoa pode precisar de transfusão no futuro, já que não apenas os pacientes em tratamento no instituto recebem o sangue coletado. O material também é utilizado para atender vítimas de acidentes em rodovias, por exemplo.
O arquiteto Washington Bonitence, que participou da campanha logo no primeiro dia, disse que faz questão de doar sempre que pode: “Todo mundo deveria agir assim, para ajudar a quem precisa. Muita gente acaba tendo problemas porque não encontra doadores compatíveis com seu tipo sangüíneo, então é preciso doar sempre que possível".

Thais Leitão Repórter da Agência Brasil

Related posts

Equipe de basquete paraolímpico realiza primeiro treino

Eraldobr

Amputado perde primeira chance de ir às Olimpíadas

Eraldobr

Sem emprego, cidadão perde identidade

Eraldobr

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você está ok com isso, mas você pode optar por não participar se desejar. Aceitar Leia mais