05/02/2025
RORAIMA

Governo começa a atender reivindicações

O município de Brasnorte (580 km, ao norte do estado) está incluído na proposta de implantação de Unidades Descentralizadas de Reabilitação (UDR), para 2007. Por sua vez, o Centro de Reabilitação Integral Dom Aquino Corrêa (Cidrac) estará encaminhando – em conjunto com a Secretaria de Estado de Saúde – projeto de aquisição de equipamentos para UDR’s ao Ministério da Saúde

O texto acima faz parte de ofício encaminhado pela Secretaria de Saúde ao deputado Roberto França (sem partido) e é a posição oficial do governo do estado em resposta ao pedido do parlamentar para implantação de um centro de reabilitação no município e aquisição de equipamentos para seu funcionamento.
     
     “Hoje, no Brasil, temos aproximadamente 25 milhões de pessoas portadoras de algum tipo de deficiência. São mulheres, homens, crianças e jovens que – em muitos casos – não têm assegurados seus direitos básicos, principalmente no caso do tratamento médico. E ainda sofrem com as dificuldades impostas ao deficiente”, alertou o deputado.
     
     Ele lembrou que Brasnorte não foge à regra e possui muitas pessoas portadoras de deficiências, que precisam de atendimento especializado onde – atualmente – só o encontram em outras cidades. “Isso ocasiona transtornos e dificuldades de locomoção para essas pessoas – muitas das quais carentes de recursos financeiros para custear tais deslocamentos”, lamentou.
     
     O governo também começou a se posicionar sobre outras solicitações de França, todas integrantes de um pacote de obras para Brasnorte. Com o suporte do prefeito local, Mauro Heisler, e dos vereadores Roberto Preto e Célia Passamani – no detalhamento das necessidades da região, o deputado encaminhou nada menos do que dez indicações ao governo, todas apontando obras para o município.
     
     Também está em estágio adiantado o projeto para construção de 100 unidades habitacionais através do programa “Tô Feliz”. A solicitação de França foi reforçada por indicação encaminhada à Secretaria de Infra-estrutura (Sinfra).
     
     Os projetos técnico e físico já foram cadastrados na Caixa Econômica Federal (CEF), em parceria com o governo do Estado, e aprovados; a do***entação da área entregue à Caixa pela prefeitura; e o termo de cooperação assinado entre prefeitura-governo e CEF. Os recursos previstos para a obra deverão ser liberados entre julho e agosto próximos e as construções realizadas pela prefeitura dentro de um projeto social que prevê a geração de emprego e renda no município.
     
     “A melhoria da qualidade de vida das famílias mato-grossenses é uma das metas que o governo estadual se propôs a ***prir e vem alcançando gradativamente esse objetivo, proporcionando a milhares de famílias carentes uma moradia digna e confortável”, lembrou o parlamentar. Segundo ele, em Brasnorte é elevado o número de pessoas carentes que vivem em condições de pobreza, em locais improvisados e impróprios para moradia, ou pagando aluguel.
     
     Além dessas obras, Roberto França pediu ao governo a construção de sede própria para a Ciretran local; de quadra coberta no distrito de Água da Prata; de quadra de esporte na comunidade de Vila Nova; de terminal rodoviário; de escola-modelo; e de um centro de convivência para idosos. Em outras indicações, o governo também recebeu solicitações de França para pavimentação das ruas do bairro Arco-Íris e das ruas do parque de exposições local.

Related posts

I Encontro de Pessoas com Deficiência discute melhorias

Eraldobr

Senai-MT ministra curso de Libras para funcionários do Banco Bradesco

Eraldobr

Conselho Tutelar constata tortura e liberta a vítima

Eraldobr

Deixe um comentário