19.5 C
Brasília
05/02/2025
EMPREGOS

Caravana da Inclusão, Acessibilidade e Cidadania passa por Lençóis Paulista (SP), em 24/09

 

O encontro será realizado Centro de Convivência da Melhor Idade, às 9h. Foco do evento será a educação.

Tornar a escola um ambiente justo e solidário para as pessoas com deficiência é um dos objetivos da Caravana da Acessibilidade, Inclusão e Cidadania, em sua segunda edição, que virá no dia 24 de setembro, na região, especificamente na cidade de Lençóis Paulista (SP)Site externo.. O evento é coordenado pela Uvesp – União dos Vereadores do Estado de São PauloSite externo. e promovido pela Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com DeficiênciaSite externo.. Na opinião da secretária Linamara Rizzo Battistella, que analisou uma pesquisa feita junto à rede escolar pública, “é preciso criar um projeto educacional para a inclusão escolar do aluno – com ou sem deficiência – de forma natural”. Lembra que é preciso conexão entre todos os alunos das redes de ensino.

 

O evento tem como público-alvo, prefeitos, vereadores, secretários municipais, profissionais da educação, assistência social, emprego e renda, e é gratuito, com certificado de participação.

O presidente da Uvesp, Sebastião Misiara, diz que “já foi o tempo em que as pessoas com deficiência eram ignoradas pelos direitos constitucionais. Agora o programa de Ação Mundial para as Pessoas com Deficiência é respeitado, em muito no Estado de São Paulo, graças à capilaridade que está sendo construída pela Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência”. Lembra que nosso estado tem cerca de 4,5 milhões de pessoas com deficiência e “se considerarmos os que vivem obrigatoriamente ao seu redor, estamos falando de uma população de aproximadamente 10 milhões de pessoas”, comenta.

Em sua opinião, respeitar os direitos da pessoa com deficiência é não privá-los de sua liberdade por não terem uma cadeira de rodas, um rampa para atingir um local público ou um transporte adaptado. “Mais ainda: oportunidade escolar e acesso ao mercado de trabalho.

Segundo o último censo, a população brasileira com deficiência atinge a 14,5%, em sua maioria com deficiência visual. “Esses são confundidos com doença e não com deficiência, o que demonstra a necessidade de ampliarmos as ações em favor dessa população brasileira”.

A professora Izabel Lorenzetti, prefeita de Lençóis Paulista, cuja atuação no setor educacional e de acessibilidade, é notável, determinou aos órgãos da prefeitura apoio total à 2ª Caravana.

Igualmente, o presidente da Câmara Municipal, Ismael de Assis Carlos, pretende levar o máximo possível de vereadores ao evento. Eles terão a oportunidade de conhecer modelos de leis em favor dessas pessoas.

Serviço

2ª Caravana da Inclusão, Acessibilidade e Cidadania
Data – 24 de setembro – Sábado
Inscrições: gratuitas, no local
Local: Centro de Convivência da Melhor Idade – Av. Carlos Drumond de Andrade nº295

Fonte: http://www.uvesp.com.br/Site

Related posts

PUBLICADO NO DOE DE 14/04/2007 A PORTARIA CAT 37

Eraldobr

3.653 deficientes com capacidade laboral têm carteira assinada

angeloar

Secretaria da Educação de São Paulo produz material para alunos com deficiência

Eraldobr

Deixe um comentário