26.5 C
Brasília
03/04/2025
EMPREGOS

Deficientes físicos x empreendedorismo?

Com o avanço do modelo home office, após a pandemia do Covid 19, as pessoas com deficiência física encontraram mais oportunidades para estruturar o seu próprio negócio. Segundo o relatório publicado pelo IBGE, o Brasil tinha, no ano de 2019, 17,2 milhões de pessoas com alguma deficiênciao que representa 8,4% da população.

A plataforma ainda expõe que 7 em cada 10 pessoas com deficiência estão fora do mercado de trabalho e que o salário médio dessa população é R$ 1mil menor. Sendo assim, empreender seria a melhor opção? Vem comigo e confira os meandros, as vantagens do empreendedorismo para os deficientes físicos e empreendedores que desejam contratá-los, mais as opções tecnológicas como pilares de auxílio ao deficiente.  

Segundo Fernando Dolabela e Cid Torquato, autores do livro Empreendedorismo sem Fronteiras (Alta Books), empreender é um excelente caminho para inclusão social e qualidade de vida para deficientes. Esse caminho, todavia, é desafiador, pois além de toda dificuldade típica ao ato de empreender em si, existe ainda a carestia de suporte e políticas públicas.

Todavia, ainda, faz-se presente uma questão cultural e comportamental negativa, inerente a sociedade e ao próprio deficiente físico; pois enquanto o deficiente padece de sentimentos de incapacidade, uma parcela da sociedade de forma distorcida acredita que todos os deficientes sofrem de inaptidão intelectual para a execução do trabalho. Nessa perspectiva, é necessário a criação de mais programas específicos, com forte campanha de apoio a inclusão e conscientização da sociedade como um todo. 

Entretanto, além de as vantagens anteriormente citadas; entre outros benefícios que o portador (a) de deficiência física motora pode conquistar ao decidir empreender, está na adaptação do espaço físico, na mobilidade e na sensação de poder se sentir útil e colaborativo, tanto na sociedade, quanto no âmbito familiar. Para você, empreendedor que reluta em contratá-los, eu lhe digo: 

Apesar das dificuldades, contratar um deficiente físico pode ser muito vantajoso para sua empresaUm dos benefícios imediatos é agregar à sua equipe um funcionário tão ou mais capacitado do que os outros e com uma vontade enorme de superação.

Por tudo isso, sem sobra de dúvidas, o empreendedorismo é a solução para que o deficiente físico “afie o machado” superando a si mesmo e ao mercado de trabalho convencional. Quanto aos suportes tecnológicos, depois eu te conto!

Fonte: https://jornaldr1.com.br/2022/10/deficientes-fisicos-x-empreendedorismo-parte-1.html

Related posts

Na própria pele

Eraldobr

Rede estadual de reabilitação de deficientes terá unidade em Santos

Eraldobr

Evento discutirá soluções e inovações para deficientes físicos

Eraldobr

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você está ok com isso, mas você pode optar por não participar se desejar. Aceitar Leia mais