‘Software funcionará como complemento para o Ensino Médio’, diz estudiosa. Projeto receberá recurso da Fapeam em torno de R$ 295 mil.
O projeto de pesquisa intitulado ‘Enem Interativo – Software Aplicativo com Acessibilidade’, financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), desenvolve um software capaz de auxiliar alunos com deficiência auditiva nas salas de aula.
De acordo com a pesquisadora Cristiane Garcia, o instrumento funcionará como uma fonte complementar de estudo para o Ensino Médio, somando-se ao material didático convencional utilizado durante as aulas. “Esse aplicativo será um apoio para o professor, que com a lei da inclusão passou a receber estudantes com deficiência visual e auditiva, podendo vivenciar melhor as necessidades de seus alunos. A iniciativa também se apresenta como material de apoio para professores que atuam nas salas de atendimento educacional especializado”, relatou.
Conforme o edital, o prazo para execução do projeto é de 12 meses. No total, ele irá receber por meio da Fapeam um recurso em torno de R$ 295 mil em forma de bolsas e auxílio-pesquisa.
Segundo a pesquisadora, a ideia do projeto surgiu quando ela atuava como coordenadora técnica e diretora audiovisual do projeto Aprovar, o pré-vestibular à distância da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), que tinha como finalidade possibilitar aos alunos, oriundos da escola pública, concorrer às vagas nas universidades federais em condições de igualdade com outros estudantes.
“Durante os encontros presenciais com os alunos que acompanhavam as aulas por meio do rádio, televisão e material impresso, foi possível observar que apenas os deficientes visuais se beneficiavam do projeto, escutando as aulas em áudio e lendo apostilas em Braille. Nestes eventos, também observei que havia a absoluta ausência de estudantes com deficiência auditiva, uma vez que o projeto não contemplava tradução das aulas para a Língua Brasileira de Sinais (Libras) durante as aulas de vídeo ou no material didático complementar. Estes aspectos fizeram surgir a necessidade deste aplicativo no processo de aprendizagem”, completou Cristiane Garcia.
Fonte: G1-AM