26.5 C
Brasília
03/04/2025
SÃO PAULO

Cadeirantes reclamam de falta de acesso às escolas de Jundiaí

jundiaiO Estatuto da Criança e do Adolescente afirma que é dever do estado garantir o ensino fundamental de graça e o atendimento educacional especializado às pessoas com deficiência. Mas pais e responsáveis de crianças com necessidades especiais da região de Sorocaba, interior de São Paulo, denunciam que isso não ocorre, como mostra a reportagem do TEM Notícias.

Antônio André Silva Neto tem dez anos e é deficiente físico. Precisaria de uma condução especial para chegar até a instituição de ensino. Mas o caderno dele está em branco desde o ano passado. A mãe diz que nada foi providenciado até o momento. “Procurei a direção da escola, a secretaria municipal de educação e até a promotoria. Só que ele continua sem estudar”, ressalta Isabel Ribeiro Silva.

A reclamação não é somente dos pais de crianças. Joana tem 34 anos e afirma que parou de estudar na segunda série porque também não tinha como ir à escola. Ela conta que com um ano de idade teve paralisia infantil.

Depois disso, conta que passou a andar somente com cadeira de rodas. No começo, o irmão a levava para a escola. Mas depois, teve que abandonar os estudos porque não tinha como se locomover. “Agora a situação se repete. Não consigo arrumar emprego”, relata.


Outro lado
Em nota, a prefeitura de Jundiaí informou que o transporte escolar adaptado aos alunos cadeirantes é para aqueles que estudam na rede municipal de ensino. O Ministério Público de Jundiaí disse por telefone que a responsabilidade é do estado e vai pedir providências para a Secretaria Estadual de Educação.

Já a Secretaria Estadual de Ensino justificou que recebeu a solicitação do transporte apenas neste ano, quando já havia encerrado a inscrição para o serviço, mas que vai providenciar com urgência o transporte.

Related posts

Serviço de Inclusão e Acessibilidade à Informação na Unesp

Eraldo

Praia Acessível tem novo horário

Eraldobr

A escola deve ser a porta de entrada para a cidadania

Eraldobr

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você está ok com isso, mas você pode optar por não participar se desejar. Aceitar Leia mais