26.5 C
Brasília
28/03/2025
TOCANTINS

Na Paraíba, justiça determina nomeação de candidato com deficiência

 

O Tribunal de Justiça da Paraíba determinou em decisão unânime no último dia 7 que a Companhia Estadual de Habitação Popular (Cehap) do Estado nomeie Carlos Augusto Gomes Correia para a vaga destinada a deficiente físico em concurso público realizado pela autarquia. Carlos Augusto foi aprovado e classificado dentro das vagas previstas para pessoas com deficiência para o cargo  de administrador no edital para concurso público realizado em 2008.

Entretanto, a comissão entendeu que ele não se enquadrava na condição de deficiente, bem como não comprovou a sua condição de portador de deficiência visual, por meio de documentos. Em seu voto, a desembargadora e relatora do processo, Maria das Neves do Egito de Araújo Duda Ferreira, afirma que Gomes juntou laudo pericial, realizado pela oftalmologista Astrid Vasconcelos dos Santos, atestando sua deficiência, visual monocular.

A desembargadora também salientou que ele sua limitação já havia sido reconhecida quando Gomes se submeteu a concurso do Ministério do Trabalho e Emprego. “Se a deficiência visual do agravado lhe propicia concorrer à vaga ao cargo público reservada aos deficientes físicos, é violador de direito líquido e certo o ato praticado pelas Autoridades Coatoras que excluiu o impetrante do certame por não reconhecer a deficiência física acima apontada”, concluiu a relatora.

Fonte: Jornal do Brasil

Related posts

Impressões de uma cadeirante em João Pessoa

Eraldobr

Concurso da Cagepa reabre inscrições para deficientes físicos

Eraldo

Deficientes físicos reivindicam bilhetagem eletrônica junto à STtrans

Eraldobr

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você está ok com isso, mas você pode optar por não participar se desejar. Aceitar Leia mais