20.4 C
Brasília
31/03/2025
CEARÁ

Unicef: um terço de crianças fora da escola tem algum tipo de deficiência

Crianças com deficiência estão entre os grupos mais marginalizados da sociedade. A afirmação é parte de um relatório do Fundo das Nações Unidas para a Infância, Unicef, apresentado na Assembleia Geral da ONU, nesta quarta-feira.

Segundo o Unicef, a maioria das crianças que  tem deficiência não tem acesso à educação e cuidados de saúde, fica sem chances de brincar e adquirir cultura e sofre discriminação como se fossem um “fardo invisível”.

O Fundo da ONU afirmou ainda que ao ter uma deficiência, a criança acaba sendo excluída da sociedade por causa de várias barreiras. Entre elas, a falta de professores treinados, prejuízo, estigmas e incompreensão por parte dos pais, professores e da sociedade.

Menores nesta situação também estão mais propensos à violência, abusos e negligências por parte de adultos e outras crianças.

Apesar de não ter estudos mais precisos sobre os casos de discriminação, o Unicef afirma que muitas crianças não têm acesso a serviços básicos de saúde, como por exemplo vacinas.

Ainda segundo o relatório do Unicef, crianças com deficiência sofrem com preconceito em todos os aspectos. O impacto pode ser desumano para elas fazendo com que direitos básicos sejam negados incluindo o direito à vida.

Fonte: Rádio ONU

Disponível: Portal Deficientes em Ação

Related posts

DVD ensina crianças autistas o que um sorriso significa

Eraldobr

A Dislexia é tema discutido em curso do Portal Educação

Eraldobr

Universidades têm prazo para propor cursos para professores da educação especial

Eraldobr

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você está ok com isso, mas você pode optar por não participar se desejar. Aceitar Leia mais