CEARÁ

DVD ensina crianças autistas o que um sorriso significa

Jenny, um trólebus verde com rosto humano, tinha uma testa franzida quando suas rodas ficaram presas. Mas depois que ela foi resgatada por amigos, deu em grande sorriso – e foi ai que algo mudou para Jude Baines. 

“Foi revelador”, disse sua mãe, Caron Freeborn. Antes de assistir ao vídeo, Jude não entendia o que eram as emoções e nunca notava as expressões nos rostos das pessoas, mesmo em seus pais e em seu irmão.  


As aventuras de Jenny são parte de um DVD para crianças autistas lançado esta semana nos Estados Unidos chamado Os Transportadores. 

O DVD ensina crianças autistas como reconhecer emoções como felicidade, raiva e tristeza através de veículos como um trem, um barco e um teleférico. 

Ele é uma criação de Simon Baron-Cohen, diretor do Centro de Pesquisas de Autismo na Universidade de Cambridge. Ele é primo do comediante Sacha Baron-Cohen, criador de personagens como Ali G e Borat. 

Baron-Cohen se interessou pelo autismo no inicio de 1980, ao dar aulas para crianças autistas. “Por que a interação social deve ser tão difícil para crianças com tantas outras habilidades em áreas como memória ou atenção para detalhes?” 

Há cerca de uma década, Baron-Cohen sugeriu que o autismo – que dificilmente afeta meninas – poderia ser uma versão extrema do típico cérebro masculino. Homens tendem a entender o mundo através de padrões e estrutura, enquanto mulheres são mais inclinadas a entender emoções. 

O autismo, Baron-Cohen acredita, é uma condição em que as pessoas percebem sistemas e padrões enquanto permanecem alheios a outras pessoas e sentimentos. 

Para ajudar crianças autistas a entender emoções, Baron-Cohen e sua equipe usaram oito veículos no DVD. Eles têm rostos humanos, fazendo com que se concentrar em suas características humanas seja inevitável. O vídeo foi financiado pelo governo britânico.

“Para ensinar para crianças autistas algo que elas acham difícil, nós precisávamos de um formato adaptado a elas”, disse Baron-Cohen. Crianças autistas são particularmente atraídas por veículos previsíveis que se movem em trilhos, com trens e trólebus. 

Em um pequeno estudo entre 20 crianças autistas de 4 a 7 anos de idade, Baron-Cohen e seus colegas descobriram que aqueles que assistiram o vídeo por pelo menos 15 minutos por dia por um mês se igualaram a crianças normais em sua habilidade de identificar emoções. 

No entanto, Baron-Cohen alertou que, embora as crianças consigam reconhecer melhor as emoções depois do DVD, isso não muda necessariamente seu comportamento. “Isso não é um tipo de cura mágica”, disse. “Só mostra que se você tiver a oportunidade de praticar suas habilidades sociais você pode melhorar.”  

O DVD pode ser encontrado no site thetransporters.com. Metade dos lucros obtidos com as vendas vão para projetos de pesquisa e caridade.

Fonte: Mais diferenças (com informações da Agência Estado)http://www.maisdiferencas.org.br/web/noticias_view.asp?id=1521

Related posts

Pais e educadores lutam por escola inclusiva de qualidade

Eraldobr

A Dislexia é tema discutido em curso do Portal Educação

Eraldobr

12 PRECEITOS NA ÁREA DAS DEFICIÊNCIAS

Eraldobr

Leave a Comment