26.5 C
Brasília
03/04/2025
ACRE

Gravidez de mulheres com deficiência física pode ocorrer normalmente

 

Na semana do Dia do Deficiente Físico, médica esclarece dúvidas sobre sexualidade e gravidez.

O Censo de 2000 do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) revelou que existem aproximadamente 25 milhões de brasileiros com deficiência, dos quais 46% são mulheres. Quando se fala em mulheres que têm deficiência um dos grandes questionamentos fica em torno da sexualidade e da possibilidade de engravidar.

Segundo a ginecologista Maria Letícia Fagundes, a mulher portadora de alguma deficiência física pode engravidar normalmente dependendo de sua limitação física. “O órgão da gestação é o útero e se este estiver em boas condições a gravidez segue para o feto sem muitas limitações”, explica.

Entretanto, Maria Letícia explica que para a mãe isso pode representar algumas dificuldades, em especial relativas a patologias osteoarticulares, como artrite, osteoporose, reumatóide do quadril, da coluna e dos membros inferiores.

“Imaginem que o centro de gravidade muda naturalmente numa mulher saudável para que ela atinja o equilíbrio ao caminhar. Nessas patologias esse equilíbrio será acompanhado por adaptação dolorosa da parte osteomuscular. Isto limita a atividade física, e, por conseguinte pode influenciar toda a harmonia da gravidez”, alerta a médica.

Porém, com os cuidado especiais, qualquer mulher com o útero em boas condições pode engravidar, sendo deficiente física ou não. Segundo a ginecologista, um Pré-Natal bem conduzido é o principal para que a gestação corra tranquilamente e sem riscos para a mãe e o bebê.

Fonte: Bem Parsaná

Related posts

Convênio garante equoterapia a pessoas com deficiência

Eraldobr

Seguradoras lançam produtos para deficientes

Eraldobr

Mamãe é Down

Eraldobr

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você está ok com isso, mas você pode optar por não participar se desejar. Aceitar Leia mais