ACRE

Sadef conquista 83 medalhas na maior competição do paradesporto regional

Com um resultado espetacular em um dos eventos esportivos mais competitivos do País, a Sociedade Amigos do Deficiente Físico (SADEF- Petrobras/ Caern/Prefeitura do Natal/ Uniodonto/ Governo do Estado) retorna da 1ª Etapa do Circuito Loterias Caixa de Halterofilismo, Atletismo e Natação, que aconteceu em Fortaleza no último final de semana. Com a participação de 44 atletas, a instituição emplacou nada menos que 83 medalhas na disputa, sendo 41 ouros, 24 pratas e 18 bronzes.

Apesar da Sadef ter se destacado nas três modalidades, foi na natação que a entidade conseguiu o maior número de medalhas, com 36 no total (20 ouros, nove pratas e sete bronzes), com destaque para o atleta Emanuel Marques do Nascimento, que conseguiu cinco medalhas de ouro e duas de prata.

O halterofilismo – a equipe foi eleita Campeã Geral do torneio – contou com a participação de 17 atletas na modalidade, conquistando nada menos que 15 pódios, sendo oito medalhas de ouro, cinco de prata e duas de bronze, com destaque para Maria Luzineide dos Santos, que levantou 75kg e conquistou ouro o na categoria até 44 kg. A marca garantiu-lhe o melhor índice técnico entre todas as mulheres. “Ainda estamos no início do ano e da preparação. Meu objetivo é chegar forte no Parapan e em Londres 2012, minha principal meta”, explicou a atleta que defendeu o Brasil nas Paraolimpíadas de Pequim 2008.

Já a delegação de atletismo, que foi à competição com 16 atletas, voltou com um total de 32 medalhas (13 ouros, 10 pratas e nove bronzes). “Estamos muito felizes com os resultados. Tivemos oito atletas que conseguiram índice para a etapa nacional, com destaque para José Fernandes de Macêdo, de Santa Cruz, que conquistou o recorde brasileiro no salto triplo e foi ouro também no salto em distância e prata nos 100m; e Higor Santos Feitoza, de Lajes Pintadas, que venceu os 100m e a prova de salto em distância”, afirma o treinador Jonas Morais Sobrinho. 

A etapa regional Norte/Nordeste do Circuito Loterias Caixa provou que 2011 será um ano de muitas vitórias. “Fortaleza mais do que superou nossas expectativas. A região Norte/Nordeste tem melhorado ano a ano. Este ano tivemos um maior número de participantes, mais recordes foram quebrados e mais atletas foram classificados aqui, o que significa que os clubes têm investido continuamente em novos atletas. Além disso, o nível de competição está bem alto: 15 recordes brasileiros quebrados na primeira etapa regional, quando os atletas ainda estão começando a sua preparação, é um número muito bom”, avaliou o diretor técnico do Comitê Paraolímpico Brasileiro, Edílson Rocha Tubiba.

 

Related posts

Cego quer criar celular com tela de toque para quem não vê

Eraldobr

BB deve indenizar cliente com muletas barrado em porta

Eraldobr

Brasil tem 24 milhões de portadores de deficiência física

Eraldobr

Leave a Comment