As escolas que recebem os alunos são equipadas com salas de recursos multifuncionais para o amplo atendimento dos estudantes. Professores com Atendimento Educacional Especializado (AEE), ficam responsáveis pela coordenação dos demais docentes, que passam também por capacitações oferecidas pela SME.
R$ 20 mil em obras
Para receber esses estudantes, foram investidos mais de R$ 20 mil em obras em cada escola. Ao todo são 46 unidades de ensino acessíveis, das quais 32 já foram construídas com projeto já prevendo acessibilidade. As outras 14 foram adaptadas recebendo intervenções tais como: alargamento de portas, construção de rampas, adaptações em banheiros.
As escolas também contam com 26 salas de recursos multifuncionais, que atendem alunos com deficiência física, transtorno global de desenvolvimento (autismo/síndrome de ASPERG), transtorno invasivo de desenvolvimento, altas habilidades/super dotação.
Matrícula
Para a realização da matrícula é necessário atestado de deficiência e certidão de nascimento do estudante, pasta escolar, três fotos, comprovante de residência e cartão do bolsa família (caso possua). São esperados para 2010 cerca de 150 novos alunos com deficiência.
Em fevereiro, no período de 08 a 12 de fevereiro de 2010, a SME realiza a matrícula dos alunos novatos da Educação Infantil e Fundamental da Rede Municipal de Ensino. Cerca de 30 mil novos alunos devem participar do processo.
Pólos de Matrícula:
SER I
EMEIF Gustavo Barroso
Rua Eretides Martins, 26 – São Gerardo
SER II
EMEIF Prof Maria Odinilra Cruz Moreira
Rua Adananterra, 800 – Cidade 200
SER III
EMEIF Adroaldo Teixeira Castelo
Rua Alagoas, 2267 – Planalto do Pici
SER IV
EMEIF Zaira Monteiro Gondim
Rua Pedro Aguiar, 315 – Serrinha
SER V
AMEIF Henriqueta Galeno
Rua Major Montenegro, 917 – Vila Manoel Sátiro
SER IV
EMEIF Professor Francisco Maurício Mattos Dourado
Av. Des. Floriano Benevides, 391 – Edson Queiroz