Livro da jornalista Claudia Matarazzo Vai encarar? – a nação (quase) invisível de pessoas com deficiência, que trata dos problemas relacionados às pessoas com deficiência, será lançado nesta quarta-feira (24), às 18h30, na Biblioteca Acadêmico Luiz Viana Filho, do Senado Federal.
{accesstext mode=”level” level=”registered”}
PARA CONTINUAR LENDO A MENSAGEM REGISTRE-SE OU ENTRE NA SUA CONTA.||A obra aborda as dificuldades que as pessoas com deficiência enfrentam, bem como apresenta sugestões simples, tanto à sociedade como ao Estado, para facilitar o cotidiano dessa população.
De acordo com o Censo de 2000, são mais de 30 milhões de brasileiros que apresentam alguma deficiência, o que representa 14,5% da população. Desse total, 48% são deficientes visuais, 27% têm deficiência física ou mobilidade reduzida, 16% possuem algum tipo de deficiência mental e 8% são deficientes auditivos.
A obra de Claudia Matarazzo traz dicas simples de como receber um amigo ou profissional com deficiência em casa ou na empresa, sobre adaptações ao ambiente e em relação a namoro e vida sexual. Também apresenta informações sobre o papel do Estado na inclusão social e dados que revelam o cenário brasileiro frente a essa questão.
A autora aborda ainda a moda adaptada, uma das maiores queixas dessa população. Ela salienta que não há nenhuma confecção brasileira interessada em produzir para essas pessoas.
{/accesstext}