28.5 C
Brasília
31/03/2025
PARANÁ

Vacinação contra a Paralisia Infantil começa nesta terça-feira

Começa nesta terça-feira, 9, a primeira fase da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Poliomielite, também conhecida como Paralisia Infantil, realizada em uma parceria entre o Ministério da Saúde e as secretarias estaduais. Na Bahia, a expectativa é que sejam vacinados 1,275 milhão de crianças menores de 5 anos até o próximo dia 3 de julho. Para vacinar seus pequenos, os pais devem se dirigir a qualquer posto de saúde.

{accesstext mode=”level” level=”registered”}
PARA CONTINUAR LENDO A MENSAGEM REGISTRE-SE OU ENTRE NA SUA CONTA.||

Apesar de o último caso da doença registrado no Brasil ter ocorrido em 1989, a enfermeira Fátima Guirra, coordenadora do Programa de Imunização da Secretaria Estadual de Saúde da Bahia (Sesab), alerta para o risco de reintrodução do poliovírus selvagem, causador da doença, no Pais, devido à presença de viajantes internacionais. Segundo a Sesab, a vacina oral deve ser aplicada de forma indiscriminada a todas as crianças menores de 5 anos.


Outras vacinas – Durante a campanha, o órgão também disponibilizará a aplicação das demais vacinas do quadro básico, que deverão ser aplicadas conforme a necessidade.
 
Trata-se das vacinas BCG (contra as formas graves da tuberculose), contra hepatite B, tetravalente (contra tétano, coqueluche, difteria e meningite por Haemophilus tipo B), DPT ou tríplice (contra difteria, tétano e coqueluche), DT (contra tétano e difteria), tríplice viral (contra sarampo, rubéola e caxumba) e rotavírus humano (contra infecção por rotavírus). Por esse motivo, é importante que os pais levem a carteira de vacinação da criança.
 
Doença – A poliomielite é uma doença contagiosa transmitida através do polivírus selvagem que afeta principalmente o sistema nervoso. A transmissão é facilitada em áreas com condições precárias de higiene e atinge principalmente crianças.
 
Na fase aguda, a doença causa inflamação dos neurônios motores, da medula e do cérebro, o que leva à paralisia muscular e em muitos casos deixa deformações. Nos casos mais graves, pode causar também a morte.  {/accesstext}

Related posts

CE aprova projeto que torna obrigatório ensino da Língua Brasileira de Libras

Eraldobr

Pesquisas portadoras de deficiências*

Eraldobr

Aprendendo sobre os Direitos da Criança e do Adolescente com Deficiência

Eraldobr

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você está ok com isso, mas você pode optar por não participar se desejar. Aceitar Leia mais