20.4 C
Brasília
31/03/2025
CEARÁ

Universidades têm prazo para propor cursos para professores da educação especial

Por edital, o Ministério da Educação está convidando as universidades públicas, federais e estaduais, a participar da formação continuada de professores em educação especial. A abertura de novos cursos atende pedidos feitos pelas prefeituras nos planos de ações articuladas (PAR). O prazo de cadastro das instituições de ensino superior no Programa de Formação Continuada de Professores da Educação Especial, e para propostas de cursos, é até 3 de abril.

Edital nº 1, publicado no Diário Oficial da União em 4 de março, tem duas dimensões: abre o cadastro de novas universidades públicas no programa de formação e, para as instituições que já estão no programa, concede prazo para apresentação de propostas de cursos na modalidade a distância, no âmbito da Universidade Aberta do Brasil (UAB).

As instituições de ensino superior devem propor cursos com, no mínimo, 50 turmas e cada turma com, no mínimo, 20 alunos. São três modalidades de cursos: especialização em atendimento educacional especializado (de 180 a 360 horas); de extensão ou aperfeiçoamento em atendimento educacional especializado (mínimo de 180 horas); e curso de extensão ou aperfeiçoamento para professores do ensino regular, que trabalham com educação especial na sala de aula comum (mínimo de 180 horas).

Conforme o edital, o curso de especialização deve ser oferecido no período de julho de 2009 a novembro de 2010; e os cursos de extensão e aperfeiçoamento, de julho a novembro de 2009. Os recursos financeiros do Ministério da Educação serão transferidos às instituições por descentralização ou convênio.

As verbas destinam-se à produção ou reprodução de materiais didáticos, para pagamento de bolsas para os professores pesquisadores, tutores e coordenadores de turmas, diárias e passagens para os momentos presenciais dos cursos e materiais de consumo. Para os professores das redes públicas da educação básica, os cursos serão gratuitos.

Prazo – O cadastro no programa de formação e a apresentação de propostas devem ser feitos até 3 de abril, pelos Correios, no endereço: Esplanada dos Ministério, bloco L, Ministério da Educação, Secretaria de Educação Especial, 6º andar, sala 600 – Brasília-DF, CEP 70047-91. 

Related posts

Pais e educadores lutam por escola inclusiva de qualidade

Eraldobr

Unicef: um terço de crianças fora da escola tem algum tipo de deficiência

angeloar

Educação inclusiva

Eraldobr

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você está ok com isso, mas você pode optar por não participar se desejar. Aceitar Leia mais