A Secretaria de Estado da Educação por meio da Divisão de Educação Especial promoveu na manhã de quinta-feira, 19, no Palácio da Cultura a primeira reunião de trabalho para tratar das modificações da educação especial nas escolas estaduais de Roraima. O encontro reuniu os profissionais que vão atuar nas salas multifuncionais destinadas a atender portadores de necessidades especiais.
Os professores conheceram os aspectos legais das novas diretrizes do MEC para inserir portadores de necessidades especiais no ensino regular e como funcionarão as salas multifuncionais nas escolas estaduais. Também foram repassados aos profissionais os kits do processo de inclusão, contendo seis livros sobre o desafio da educação especial e um cd com o dicionário de libras, a linguagem brasileira de sinais.
A reunião também teve espaço para compartilhar experiências. Há 16 anos, a professora Regina Alves começou a receber alunos com portadores de necessidades especiais. Ela relatou as dificuldades de atuar na época e fez elogios a iniciativa da Secd para auxiliar professores e alunos.
A dona de casa, Luíza Sousa, compartilhou a experiência de ser mãe de um portador de necessidades especiais. O filho de 10 anos possui paralisia cerebral e está sendo inserido no ensino regular. “Estou feliz de ver meu filho estudando”, comenta.
A chefe da Divisão de Educação Especial, Aldevânia Barreto, afirma que a capacitação será continuada devido à importância que os professores das salas multifuncionais terão no processo de educação inclusiva. “O professor terá um papel fundamental, ele será um elo entre as necessidades da escola e a Secretaria de Educação”, reforça.
O secretário de Educação, Luciano Moreira, participou do evento. Ele destacou o empenho da secretaria em promover as mudanças necessárias e receber os estudantes com portadores de necessidades especiais no ensino regular.
Educação Especial
Em Roraima, a Secretaria de Educação identificou inicialmente mais de 900 portadores de necessidades especiais, sendo que 166 já estão inseridos nas escolas estaduais que estão sendo estruturadas para receber atendimento especializado.
Cada sala necessita de quatro profissionais. A intenção é ainda equipar as salas multifuncionais com equipamentos como microcomputador, scanner, notebooks, bandinha rítmica, dominó, material dourado, conjunto de lupas manuais, tapete quebra-cabeça, globo terrestre adaptado, máquina braille, impressora braille, calculadora sonora, entre outros.
Atualmente, 25 escolas estaduais estão com salas multifuncionais para atender os alunos. Três escolas estão totalmente equipadas: Escola Antônia Coelho de Lucena, Maria Nilce Brandão e Escola Antônio Nascimento Filho de Mucajaí. Até maio, nove escolas serão equipadas, em dezembro serão outras 14 escolas. Em 2010, todas terão salas multifuncionais.
Com as modificações, a Escola de Educação Especial do Parque Anauá deixa de funcionar e passa a ser Centro de Atendimento Educacional Especializado. A unidade funcionará como apoio para os estudantes especiais em horário oposto ao ensino regular, assim como todos os demais centros de atendimento educacional especializado do estado, como o Centro de Atendimento às Pessoas com Surdez – CAS, o Centro de Atendimento a Pessoa com Deficiência Visual – CAP/DV, entre outros.
Roraima é um dos poucos estados do país a oferecer todos os tipos de serviços complementares de atendimento educacional especializado, através dos centros:
– Centro de Atendimento a pessoa com Deficiência Visual – CAP/DV
– Centro de Atendimento a Pessoas com Surdez – CAS;
– Centro de Atendimento Educacional Especializado – CAEE; (antiga Escola Especial Parque Anauá);
– Centro de Atendimento Ecoterápico – Ecoterapia;
– Centro de Atividades de Desenvolvimento de Altas habilidades e Superdotação – CADAHS;
– Centro de Avaliação Auditiva;
– Centro de Estimulação Precoce;
– Centro de Atendimento Educacional Especializado de Caracaraí;