18.5 C
Brasília
31/03/2025
ACRE

Novo aparelho permite que deficientes físicos andem e subam escadas

Um novo aparato tecnológico está ajudando deficientes físicos a fazer o que antes era considerado impossível: ficar em pé, andar e subir escadas. Os usuários do ReWalk, que é uma espécie de “roupa robótica”, usam uma mochila e aparelhos nas pernas, selecionando a atividade que querem realizar através de um controle remoto preso às suas mãos.

O simples ato de esticar-se para frente ativa os sensores do corpo, que fazem as pernas robóticas entrarem em movimento. O equipamento, que imita o esqueleto de um caranguejo, é controlado por meio de mudanças no centro de gravidade e pelos movimentos da parte superior do corpo.

O ReWalk, que está agora em fase de testes no Centro Médico Sheba, de Tel-Aviv (Israel), é fruto da mente do engenheiro Amit Goffer, fundador da Argo Medical Technologies, uma pequena empresa israelense de alta tecnologia. Foi a paralisia do próprio Goffer que o fez procurar por alternativas para a cadeira de rodas.

A empresa do engenheiro alega que, ao manter os usuários em pé e exercitando-se, mesmo com paralisia, o aparelho é capaz de amenizar muitos dos problemas de saúde associados ao uso prolongado de cadeira de rodas. 

Segundo o Dr. Mark Bacon, britânico especialista no assunto, o ReWalk pode mesmo ser uma boa opção. “Ficar sentado em uma cadeira de rodas pode ser complicado para algumas pessoas, e nesse sentido aparelhos como esse são atraentes. No entanto, não há nenhum passo a frente em relação à cadeira de rodas, em termos de conveniência”, afirmou.

Related posts

Medalhistas paraolímpicos competem no Brasil pela primeira vez após os Jogos

Eraldobr

Arsal e Adefal participam de entrega de ônibus adaptados

Eraldobr

Livro ensina a evitar gafes com deficientes

Eraldobr

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você está ok com isso, mas você pode optar por não participar se desejar. Aceitar Leia mais