20.4 C
Brasília
31/03/2025
SERGIPE

Uepa oferece tratamento gratuito a portadores de asma e obesidade

A Escola Superior de Educação Física da Universidade do Estado do Pará (Uepa) abriu as inscrições para tratamento gratuito à pessoas com deficiência, obesidade e asma. Os interessados têm até o dia 8 de agosto. O atendimento é feito por meio de atividades físicas em diversas modalidades: dança em cadeira de rodas, para crianças e adolescentes; atividade física para crianças e adolescentes com obesidade; recreação aquática e brinquedoteca, para crianças com paralisia cerebral; dança e expressão corporal para crianças e adolescentes com dificuldades na audição ou na visão e o programa de atividades físicas adaptadas para pessoas asmáticas (crianças, adultos e idosos).

As atividades acontecem duas vezes por semana, com uma hora de duração em média, e são realizadas pelo Laboratório de Atividades Físicas Adaptadas (Lafad). Para atender a demanda da comunidade, cinco professores da Uepa e 20 alunos-bolsistas coordenam as turmas.

A coordenadora do Laboratório, Simone Azulay, destaca a importância da gratuidade desse tipo de atendimento à comunidade. “Qualquer pessoa pode ter acesso a esses serviços. A idéia é oferecer as atividades para melhorar a qualidade de vida das pessoas e contribuir com a inclusão e o exercício da cidadania, sobretudo no caso das crianças, que precisam estar amparadas com saúde e educação. Para os adultos, as atividades servem para prevenir algumas doenças e melhorar a qualidade de vida das pessoas que tem poucas oportunidades de atendimento no esporte”.

Lafad – O laboratório foi criado em 2007 com objetivo de garantir a pesquisa e o desenvolvimento de atividades físicas voltadas para pessoas com limitações físicas e fisiológicas. Ligado ao Grupo de Estudos e Pesquisas em Esportes Amazônicos da Escola Superior de Educação Física, o Lafad mantém o Grupo de Pesquisa de Educação Física, Esporte e Lazer adaptados para uma proposta inclusiva.

Em 2008, o Lafad passou a ofertar as turmas que funcionam na estrutura da própria Escola, onde são usados: o parque aquático da Universidade, as quadras cobertas, o ginásio, a pista de atletismo, as salas de recreação e as próprias salas dos laboratórios. Entre os principais parceiros do Laboratório estão: a Brinquedoteca da Escola, o Laboratório de Exercício Resistido e Saúde (Leres) e a clínica particular Unineuro, para onde são encaminhados os pacientes para receberem atendimento e acompanhamento médico.

A partir do segundo semestre, o Laboratório negocia com a direção do Centro de Ciências Biológicas e Saúde (CCBS) a integração de suas atividades para que seja usado como um campo de estágio multidisciplinar. “A idéia é que seja feito um acompanhamento completo dessas pessoas não só com o atendimento físico como médico”, explicou a coordenadora do Laboratório.

Serviço: Até o dia 08 de agosto estão abertas as inscrições para as turmas de atividades físicas adaptadas da Escola Superior de Educação Física da Uepa. Durante o mês de julho as inscrições podem ser feitas em horário comercial pelos telefones: 23416629 // 96361094. A partir de agosto é possível realizar a matrícula na própria Escola localizada na Avenida João Paulo II, 817. O serviço é gratuito.

Related posts

Deficientes físicos enfrentam via-crucis em Belém

Eraldobr

Mulher é indiciada acusada de agredir atleta cego no Pará

Acessibilidade: caminhos da inclusão pela arte

Eraldobr

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você está ok com isso, mas você pode optar por não participar se desejar. Aceitar Leia mais