ACRE

Ceope e ESP realizam palestra a pessoas com deficiência

O Centro Estadual de Odontologia para Pacientes Especiais (Ceope) e a Escola de Saúde Pública (ESP), unidades desconcentradas da Secretaria de Estado de Saúde (SES), realizam em parceria com o Conselho Regional de Odontologia de Mato Grosso, no próximo dia 07 de julho, no Auditório do Conselho Regional de Odontologia (CRO), palestra para 200 profissionais da Saúde, sobre “Promoção da Saúde Bucal às Pessoas com Deficiências”.

A palestra será no auditório do CRO-MT no Centro Político Administrativo, em Cuiabá, a partir das 8h, será ministrada pela professora Sandra Coelho Ávila de Aguiar, da Faculdade de Odontologia do Campus de Araçatuba – UNESP.

A atividade tem como público alvo cirurgiões dentistas servidores do Sistema Único de Saúde (SUS). “Para participar da palestra, os interessados deverão levar apenas 1 Kg de alimento não perecível que serão doados para os pacientes cadastrados pelo Ceope”, informou a gerente técnica do Centro Estadual de Odontologia para Pacientes Especiais (Ceope), Diurianne Caroline França.

Considerado como referência estadual na assistência odontológica aos pacientes especiais com deficiências funcionais que limitam as atividades cotidianas, o Centro Estadual de Odontologia para Pacientes Especiais (CEOPE) tem trabalhado na constante busca da garantia do acesso universal e igualitário aos serviços conforme preconizado pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Para isso, vem realizando cursos profissionalizantes através de parcerias com entidades ligadas ao assunto.

“O trabalho que vem sendo realizado aqui no Estado já obteve resultados satisfatórios”, mencionou Diurianne França. Exemplo desse esforço e reconhecimento é o Programa Mato Grosso Contra o Câncer Bucal sendo apresentado no Congresso da Associação Brasileira de Odontologia, que aconteceu nos dias 19 a 21 de junho, em Cuiabá, recebendo menção honrosa de 2º e 3º lugares.

No próximo dia 25 de julho, o projeto também vai estar presente no Congresso da Sociedade Brasileira de Estomatologia e Patologia Oral (Sobep), em Fortaleza (CE) serão apresentados 5 trabalhos, com os seguintes títulos: same coin, carcinoma muco-epidermóide: relato de caso clínico, carcinoma epidermóide: diagnóstico clínico diferencial com paracoccidiodomicose; carcinoma epidermóide: Importância de encaminhar todo tecido removido do paciente para o laboratório de análise patológica. Carcinoma ameloblástico: Relato de caso clínico.

“A participação em um evento desse porte será de inigualável importância para o intercâmbio de informações e experiências com pesquisadores de diferentes estados do Brasil, além de divulgar os resultados dos trabalhos que vem sendo desenvolvidos no Ceope. Isso demonstra o êxito obtido graças ao bom desempenho e ao comprometimento dos servidores em sempre atender com eficiência e presteza aos pacientes do Centro, buscando sempre melhorar a qualidade de vida dos pacientes de forma humanizada e com inclusão social”, finalizou a gerente técnica.

O evento conta com o apoio da Coordenadoria de Saúde Bucal, Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá e Várzea Grande, Sinodonto e Uniodonto.

Related posts

Deficientes têm que ir a Bauru para obter CNH

Eraldobr

Pessoas com deficiência auditiva recebem próteses gratuitamente

Eraldobr

Em reunião com MPF, companhias aéreas apresentam soluções para acessibilidade às aeronaves

Eraldobr

Leave a Comment