01/04/2025
INTERNACIONAIS

Deficiente auditivo conta com intérprete para tirar carteira de motorista

O Departamento de Trânsito do Paraná (Detran/PR) é o primeiro do Brasil a oferecer o serviço de Língua Brasileira de Sinais (Libras) a candidatos que pretendam tirar ou renovar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH). O contrato firmado pelo Detran/PR com a Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos (Feneis) permite a prestação de serviços de intérpretes oficiais da língua de sinais para os exames de Aptidão Física e Mental, Avaliação Psicológica, Médico Especial, Teórico Técnico, Prático de Direção e Curso de Reciclagem. "O serviço é muito importante porque vai diminuir a barreira da comunicação entre os surdos e os ouvintes", afirma Iraci Elzinha Bampi Suzin, diretora adm. da Feneis no Paraná.

O serviço de intérprete é totalmente gratuito. No total, 140 unidades do Detran/PR oferecerão o serviço. De janeiro de 2006 a abril de 2007, cerca de 321 processos dos mais diversos serviços de habilitação foram abertos com a observação candidato/condutor surdo. Para solicitar o serviço, o candidato deverá informar com 15 dias de antecedência a necessidade do intérprete. "Todos os dias buscamos mais recursos para oferecer serviços mais completos aos cidadãos que procuram o atendimento do Detran/PR. O nosso objetivo é a excelência no atendimento" , afirma o diretor geral, cel. David Antonio Pancotti.

Todos os surdos precisam ter uma observação na habilitação, que informe a deficiência. Isso faz parte do ***primento da resolução 192/06. A resolução 80/98 também trata dos critérios para habilitação a portadores de alguma deficiência física.

Assessoria de Imprensa
Detran/PR

Related posts

Curitibanos embarcam para Pequim

Eraldobr

Londrinense supera deficiência e realiza sonho

Eraldobr

Espanhol é aprovado em exame e se torna 1º europeu a dirigir com pés

Eraldobr

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você está ok com isso, mas você pode optar por não participar se desejar. Aceitar Leia mais