01/04/2025
GOÍAS

Crianças têm terapia com cavalos

Meia centena de crianças com necessidades educativas especiais de várias escolas e instituições de Esposende têm oportunida-de de fazer hipoterapia, no Clube Hípico do Norte, em Gandra.
O tratamento com a ajuda de cavalos enquadra-se no projecto "Esposende município educador" e no objectivo de alargar a oferta de actividades desportivas direccionadas para crianças com necessidades educativas especiais.

A hipoterapia, que significa “tratamento com ajuda do cavalo”, procura estabelecer uma transmissão contínua de movimentos entre o dorso do cavalo e o cavaleiro, sendo reconhecidos os efeitos positivos, quer em termos físicos quer em termos psíquicos, refere fonte da autarquia esposendende, que promove a iniciativa, em parceria com a empresa municipal Esposende 2000.

Os especialistas assinalam, a nível físico, a melhoria do equilíbrio e postura e da coordenação, além da tonicidade da musculatura. Em termos psicológicos, esta terapia tem efeitos positivos ao nível da desenvoltura e independência, responsabilidade, controlo emocional e confiança.
A actividade envolve 50 crianças dos agrupamento de Escolas António Correia de Oliveira e Terras do Baixo Neiva, EB 2,3 de Marinhas e EBI de Apúlia, e utentes da APPACDM – Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental.
Ao nível do 1.º ciclo do ensino básico, a hipoterapia enquadra-se no âmbito do programa de enriquecimento curricular.
Os alunos com necessidades educativas especiais já podem praticar, desde Outubro passado, hidroginástica e adaptação ao meio aquático, no complexo de Piscinas Foz do Cávado e Municipais de Forjães.

Related posts

Autismo e Desordens do Espectro Autista

Eraldobr

Videoconferência Convenção da ONU

Eraldobr

Estatutos novamente na pauta do Congresso

Eraldobr

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você está ok com isso, mas você pode optar por não participar se desejar. Aceitar Leia mais