05/02/2025
RORAIMA

Governo começa a atender reivindicações

O município de Brasnorte (580 km, ao norte do estado) está incluído na proposta de implantação de Unidades Descentralizadas de Reabilitação (UDR), para 2007. Por sua vez, o Centro de Reabilitação Integral Dom Aquino Corrêa (Cidrac) estará encaminhando – em conjunto com a Secretaria de Estado de Saúde – projeto de aquisição de equipamentos para UDR’s ao Ministério da Saúde

O texto acima faz parte de ofício encaminhado pela Secretaria de Saúde ao deputado Roberto França (sem partido) e é a posição oficial do governo do estado em resposta ao pedido do parlamentar para implantação de um centro de reabilitação no município e aquisição de equipamentos para seu funcionamento.
     
     “Hoje, no Brasil, temos aproximadamente 25 milhões de pessoas portadoras de algum tipo de deficiência. São mulheres, homens, crianças e jovens que – em muitos casos – não têm assegurados seus direitos básicos, principalmente no caso do tratamento médico. E ainda sofrem com as dificuldades impostas ao deficiente”, alertou o deputado.
     
     Ele lembrou que Brasnorte não foge à regra e possui muitas pessoas portadoras de deficiências, que precisam de atendimento especializado onde – atualmente – só o encontram em outras cidades. “Isso ocasiona transtornos e dificuldades de locomoção para essas pessoas – muitas das quais carentes de recursos financeiros para custear tais deslocamentos”, lamentou.
     
     O governo também começou a se posicionar sobre outras solicitações de França, todas integrantes de um pacote de obras para Brasnorte. Com o suporte do prefeito local, Mauro Heisler, e dos vereadores Roberto Preto e Célia Passamani – no detalhamento das necessidades da região, o deputado encaminhou nada menos do que dez indicações ao governo, todas apontando obras para o município.
     
     Também está em estágio adiantado o projeto para construção de 100 unidades habitacionais através do programa “Tô Feliz”. A solicitação de França foi reforçada por indicação encaminhada à Secretaria de Infra-estrutura (Sinfra).
     
     Os projetos técnico e físico já foram cadastrados na Caixa Econômica Federal (CEF), em parceria com o governo do Estado, e aprovados; a do***entação da área entregue à Caixa pela prefeitura; e o termo de cooperação assinado entre prefeitura-governo e CEF. Os recursos previstos para a obra deverão ser liberados entre julho e agosto próximos e as construções realizadas pela prefeitura dentro de um projeto social que prevê a geração de emprego e renda no município.
     
     “A melhoria da qualidade de vida das famílias mato-grossenses é uma das metas que o governo estadual se propôs a ***prir e vem alcançando gradativamente esse objetivo, proporcionando a milhares de famílias carentes uma moradia digna e confortável”, lembrou o parlamentar. Segundo ele, em Brasnorte é elevado o número de pessoas carentes que vivem em condições de pobreza, em locais improvisados e impróprios para moradia, ou pagando aluguel.
     
     Além dessas obras, Roberto França pediu ao governo a construção de sede própria para a Ciretran local; de quadra coberta no distrito de Água da Prata; de quadra de esporte na comunidade de Vila Nova; de terminal rodoviário; de escola-modelo; e de um centro de convivência para idosos. Em outras indicações, o governo também recebeu solicitações de França para pavimentação das ruas do bairro Arco-Íris e das ruas do parque de exposições local.

Related posts

Educadores discutem inclusão durante Semana da Pessoa com Deficiência

Eraldobr

Deputado quer ampliar isenção para deficientes

Eraldobr

Chapada dos Guimarães ganha trilha para deficientes visuais

angeloar

Deixe um comentário