22.6 C
Brasília
02/04/2025
PARANÁ

Orelhões terão facilidades de uso aos deficientes

O Conselho Diretor da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) aprovou, nesta terça-feira, o Regulamento para Utilização do Telefone de Uso Público (TUP) do Serviço Telefônico Fixo Comutado (STFC). As novas regras estabelecem as características básicas dos aparelhos, mais conhecidos como orelhões, e acrescentam facilidades ao uso pelos portadores de deficiência.

Com o regulamento, aumenta-se o cordão do orelhão, facilitando o manuseio por cadeirantes. Surge também uma nova tecla ''5'', maior do que a atual e em relevo, o que facilitará a localização das demais aos deficientes visuais. Além disso, ao digitar asterisco – já com o cartão telefônico no aparelho (o cartão indutivo) e escutando o sinal da chamada –, haverá um sinal auditivo de indicação dos créditos disponíveis. Ruído longo para dezenas e curto para unidades. Todos os aparelhos deverão fazer ligações a cobrar e realizar chamadas gratuitas para os serviços públicos de emergência – entre os quais se encontram a polícia (190), os bombeiros (193) e a ambulância (192). O regulamento define também que os orelhões que realizam chamadas de longa distância nacional e internacional devem ser distinguíveis visualmente dos demais.

Além disso, o número do orelhão deverá ser exibido no visor do aparelho ao digitar-se a tecla jogo-da-velha. Uma vez a revisão publicada no Diário Oficial da União, as concessionárias terão 30 meses para adaptar todos os aparelhos no país , sendo um terço a cada 10 meses.

fonte o dia oline

Related posts

Instaurado inquérito para acompanhar cumprimento de TAC que garante acesso a bancos por deficientes

Eraldobr

Decreto Federal reestrutura educação especial

Eraldobr

Isenção de ICMS para deficientes físicos é votada nesta quinta

Eraldobr

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você está ok com isso, mas você pode optar por não participar se desejar. Aceitar Leia mais