23.5 C
Brasília
05/02/2025
MT DO SUL

O BOLETIM ALAGOAS INCLUSIVA FAZ UM ANO!!!

O Boletim Alagoas Inclusiva nasceu com a missão de levar comunicação a todas as pessoas.  Todas, mesmo!
E pretende divulgar em terras Afrocaetés notícias que digam respeito à inclusão social da pessoa com deficiência.

Seu objetivo é coletar e divulgar as notícias publicadas de fatos ocorridos em Alagoas – bem como em outros Estados, ou mesmo em outros países – que sejam de interesse do Movimento de Inclusão Social e da Rede de Inclusão da Pessoa com Deficiência e demais grupos em desvantagem (idosos, afrodescendentes, mulheres, jovens no primeiro emprego, egressos do sistema prisional, índios, LGBTTs, entre outros).

{accesstext mode=”level” level=”registered”}

PARA CONTINUAR LENDO A MENSAGEM REGISTRE-SE OU ENTRE NA SUA CONTA.||

Artigos científicos, projetos de pesquisa na área de inclusão social, imagens, editais de concurso com reserva de vagas, eventos em que se discuta a problemática da inclusão, notícias de seleções realizadas por empresas privadas para cumprimento da lei de cotas, são alguns dos temas a serem veiculados por este informativo.

A Rede de Inclusão Social em Alagoas – Fórum Alagoas Inclusiva – é uma iniciativa que reúne entidades, órgãos e cidadãos em parceria. Trabalham pela inclusão social desde janeiro de 1999. A Rede tomou corpo em ano de 2008 e necessitou de espaço para divulgação das ações que implementou, como também pretende trazer constantemente informação para os parceiros. Este é um dos veículos para a divulgação de notícias do Fórum. Até agora não existia um espaço alagoano com o objetivo específico de divulgar notícias em inclusão social.

O Boletim Alagoas Inclusiva optou pela versão “doc” para permitir seu manuseio por usuários de software leitor de tela. São as pessoas com deficiência física (mobilidade reduzida, como os lesionados medulares e paralisados cerebrais), ainda que momentâneas (como os acidentados e temporariamente imobilizados), deficiência visual (cegos e pessoas com baixa visão), deficiência intelectual, pessoas com problemas cognitivos (como a dislexia) entre outros. O texto txt/doc/html é reconhecido pelos programas operacionais assistivos mais usuais (os softwares ledores de tela não operam textos em PDF, ou outros programas semelhantes). Além disso, opções simples como o formato, a cor e o tamanho da fonte, as cores de fundo, assim como a descrição de imagens são medidas adotadas já com o objetivo de permitir a utilização do Boletim pelo maior número possível de pessoas.

Em breve, disponibilizaremos recursos, em fase de desenvolvimento pela equipe do SENAI/AL, que facilitarão a leitura do Boletim por pessoas com deficiência auditiva que se comunicam em LIBRAS – Língua Brasileira de Sinais. E mais: estamos articulando parcerias para disponibilizar o informativo em áudio, uma vez que a inclusão digital ainda está longe de atender todas as pessoas com deficiência. Muitas sequer têm acesso ao computador. Outra opção, cuja viabilidade já está em estudo, é a versão em braile. Essas alternativas ficarão à disposição dos usuários, que poderão solicitá-las, pessoalmente, por email ou contato telefônico.

Mantidos os créditos, é permitida sua reprodução parcial ou integral, tanto das matérias, quanto dos artigos veiculados em nosso Boletim Alagoas Inclusiva.

http://ntm.al.senai.br/alagoasinclusiva/ {/accesstext}

Related posts

Uneal promove seminário de Educação Inclusiva

Eraldobr

Guia Alagoas Inclusiva

Eraldobr

Alagoanos embarcam nesta semana para a fase se aclimatação em Macau

Eraldobr

Deixe um comentário