24.5 C
Brasília
05/04/2025
PARANÁ

Semáforos poderão ser adaptados para daltônicos

Tramita na Câmara o Projeto de Lei 4937/09, do deputado Fernando Gabeira (PV-RJ), que altera os formatos das lentes de semáforos para beneficiar os motoristas daltônicos, incapazes de discriminar alguns tipos de cores. Segundo a proposta, as lentes com foco vermelho serão quadradas; as amarelas triangulares; e as verdes circulares.

Atualmente, o Código de Trânsito Brasileiro (Lei 9.503/97) determina que todas as lentes sejam circulares.

“Com a identificação dos focos de semáforos também por figuras geométricas, além das cores, as pessoas que não conseguem distinguir o vermelho, o amarelo e o verde poderiam conduzir veículos e se integrar com segurança ao trânsito”, afirma Gabeira. De acordo com ele, os daltônicos representam aproximadamente 8% da população brasileira, ou quase 15 milhões de pessoas.

Prazos
Ainda segundo o projeto, cada Detran terá um ano para adaptar metade dos semáforos sob sua responsabilidade às novas regras. Todos eles deverão estar adaptados em dois anos.

O deputado argumenta que os custos serão mínimos, pois vão ser trocados ou adaptados apenas os faróis dos semáforos, sem necessidade de mudar os sistemas elétricos e eletrônicos, os postes e barras de fixação e os painéis de sobreposição dos faróis.

Tramitação
O projeto tramita em caráter conclusivo e será analisado pelas comissões de Viação e Transportes; e de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ).

Íntegra da proposta:
– PL-4937/2009

Related posts

Brasil é sede do Primeiro Torneio Pan-Americano de Tênis da Special Olympics

Eraldobr

Proposta garante acesso de deficiente a transporte público

Eraldobr

Condições para Isenção do Imposto de Renda Pessoa Física

Eraldobr

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você está ok com isso, mas você pode optar por não participar se desejar. Aceitar Leia mais