06/04/2025
EMPREGOS

Caravana da Inclusão, Acessibilidade e Cidadania passa por Lençóis Paulista (SP), em 24/09

 

O encontro será realizado Centro de Convivência da Melhor Idade, às 9h. Foco do evento será a educação.

Tornar a escola um ambiente justo e solidário para as pessoas com deficiência é um dos objetivos da Caravana da Acessibilidade, Inclusão e Cidadania, em sua segunda edição, que virá no dia 24 de setembro, na região, especificamente na cidade de Lençóis Paulista (SP)Site externo.. O evento é coordenado pela Uvesp – União dos Vereadores do Estado de São PauloSite externo. e promovido pela Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com DeficiênciaSite externo.. Na opinião da secretária Linamara Rizzo Battistella, que analisou uma pesquisa feita junto à rede escolar pública, “é preciso criar um projeto educacional para a inclusão escolar do aluno – com ou sem deficiência – de forma natural”. Lembra que é preciso conexão entre todos os alunos das redes de ensino.

 

O evento tem como público-alvo, prefeitos, vereadores, secretários municipais, profissionais da educação, assistência social, emprego e renda, e é gratuito, com certificado de participação.

O presidente da Uvesp, Sebastião Misiara, diz que “já foi o tempo em que as pessoas com deficiência eram ignoradas pelos direitos constitucionais. Agora o programa de Ação Mundial para as Pessoas com Deficiência é respeitado, em muito no Estado de São Paulo, graças à capilaridade que está sendo construída pela Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência”. Lembra que nosso estado tem cerca de 4,5 milhões de pessoas com deficiência e “se considerarmos os que vivem obrigatoriamente ao seu redor, estamos falando de uma população de aproximadamente 10 milhões de pessoas”, comenta.

Em sua opinião, respeitar os direitos da pessoa com deficiência é não privá-los de sua liberdade por não terem uma cadeira de rodas, um rampa para atingir um local público ou um transporte adaptado. “Mais ainda: oportunidade escolar e acesso ao mercado de trabalho.

Segundo o último censo, a população brasileira com deficiência atinge a 14,5%, em sua maioria com deficiência visual. “Esses são confundidos com doença e não com deficiência, o que demonstra a necessidade de ampliarmos as ações em favor dessa população brasileira”.

A professora Izabel Lorenzetti, prefeita de Lençóis Paulista, cuja atuação no setor educacional e de acessibilidade, é notável, determinou aos órgãos da prefeitura apoio total à 2ª Caravana.

Igualmente, o presidente da Câmara Municipal, Ismael de Assis Carlos, pretende levar o máximo possível de vereadores ao evento. Eles terão a oportunidade de conhecer modelos de leis em favor dessas pessoas.

Serviço

2ª Caravana da Inclusão, Acessibilidade e Cidadania
Data – 24 de setembro – Sábado
Inscrições: gratuitas, no local
Local: Centro de Convivência da Melhor Idade – Av. Carlos Drumond de Andrade nº295

Fonte: http://www.uvesp.com.br/Site

Related posts

DECISÃO OBTIDA PELA DEFENSORIA EM OSASCO DETERMINA OFERTA DE PROFISSIONAL HABILITADO EM LIBRAS

Eraldobr

Novas regras da Área Azul

Eraldobr

Deficientes ainda são vítimas do despreparo

angeloar

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você está ok com isso, mas você pode optar por não participar se desejar. Aceitar Leia mais