O objetivo é que as pessoas com Síndrome de Down tornem-se cidadãos respeitados, plenamente inseridos e tenham o direito à autonomia que só acontece em um contexto inclusivo, desde antes do nascimento, passando pelo processo escolar em classes comuns da escola regular e chegando aos anos da maturidade com direitos e deveres idênticos a qualquer outra pessoa e como sujeitos de direitos aptos para fazer suas escolhas e viver a sua vida, com o devido apoio, quando necessário.
A Convenção será também motivo de comemoração nessa semana do Dia Internacional, pois todos os seus artigos consagram esses direitos pelos quais tanto se luta e que tanto se precisa para que as pessoas com deficiência intelectual e todas as pessoas com deficiência tenham acesso a uma vida digna, autônoma e independente.
INCLUSÃO PARA A AUTONOMIA. Esta frase é a chave para a acessibilidade, para que os familiares confiem em seus filhos e parentes com Síndrome de Down e para que se tenha ainda mais estímulo para lutar para que as leis sejam cumpridas.Essas foram as palavas da Presidente da FBASD, Cláudia Grabois, e do 1º Relações Públicas da Entidade, Fábio Adiron, em email veiculado pelas listas virtuais de discussão neste dia 2 de fevereiro.
A FBASD facultou a participação de todos para na escolha do tema que norteará as atividades deste ano de 2009. A Diretoria e os Comitês da FBASD trabalharam em conjunto para que fosse escolhida a frase que melhor represente o movimento e a mensagem que deseja transmitir em 2009.
A deflagração da mobilização nacional será realizada em breve.
O email para aderir à mobilização e comunicar eventos da sua cidade, ligados ao dia 21 de março é o presidentefbasd@gmail.com