Há mais de 15 anos dando aulas de surf e há mais de 25 envolvido com o esporte, o professor de educação física e pós-graduando em surf e esporte com prancha Luciano Sant’anna desenvolve um trabalho que leva educação, cultura e inclusão social.
Organizando eventos e revelando talentos, fundou o “Projeto Antes No Mar Do Que na Rua” que atende em média de 100 a 150 crianças e adolescentes dos municípios de Caraguatatuba e Ubatuba.
Luciano fez parcerias com o comércio local, marcas de surfwear, prefeituras, entidades de classes e até pessoas físicas para manter o projeto funcionando todos os anos.
“Teve ano que a gente pensava que o projeto iria parar por falta de apoio, aí aparecia a ESPN Brasil, que por meio do programa Super Ação doavam pranchas, roupas e acessórios para o projeto continuar. Agradeço muito ao Grilo, Vivian, Formiga e toda a equipe”, diz Sant’anna.
Agora, além de tirar crianças das ruas, Luciano está com uma proposta de inclusão social por meio do surf. O projeto “O Surf Para Todos” inclui principalmente portadores de necessidades especiais e pessoas com problemas psíquicos.
A experiência já é vivenciada por Tiago que é amputado de uma perna e sua esposa Ny, portadora de paralisia cerebral. A mais recente adepta foi a jovem Mirian, que experimentou surfar, mesmo não possuindo seus membros por completo.
“Acho que a aula da Mirian foi a mais importante que dei em minha vida. Quando a vi mergulhando na beira d’água, percebi que ela era super adaptada ao meio líquido e logo a convidei para experimentar o surf”, lembra Sant’anna.
Com essa nova proposta, a Associação de Surf de Caraguá e Luciano pretendem fechar parceria com prefeituras, empresas ou com qualquer instituição que queira levar o surf para todos, seja por meio de clínicas ou surf na piscina.
O projeto também precisa de apoiadores que queiram colaborar doando equipamentos, roupas e acessórios.
Para obter mais informações, entre em contato pelo telefone (0xx12) 3883 9417, ou envie mensagem para aulasdesurf@hotmail.com.