18.5 C
Brasília
31/03/2025
RORAIMA

Juiz garante transporte gratuito a uma Pessoa com deficiência

O juiz da primeira Vara Especializada da Fazenda Pública, Roberto Teixeira Seror, concedeu direito de gratuidade de transporte coletivo a um deficiente físico, nesta quarta-feira (18) em Cuiabá.

O usuário entrou com uma Ação de Obrigação de Fazer com Pedido de Antecipação de Tutela Específica contra a Prefeitura de Cuiabá e a Associação Mato-grossense dos Transportes Urbanos (Processo n.º 158/2007). O argumento foi baseado no art. 1º da Lei municipal nº 2.760/90 (alterada pela Lei n.º 4.608/04), que autoriza a concessão de transporte gratuito aos passageiros portadores de deficiência comprovadamente carentes.

O autor da ação informa que possui transtornos psicológicos e é incapacitado para trabalhar. Ele é submetido a tratamento médico no Centro de Reabilitação Dom Aquino Correa, na capital, e em outras casas de saúde e precisa se deslocar de um local ao outro. O paciente diz que não tem recursos financeiros e precisa do transporte coletivo para fazer as consultas. Ele era beneficiário do “passe livre”, mas a carteira teve o prazo de validade vencido e, por isso, vem encontrando dificuldades para obter a renovação.

O magistrado, com base no art. 461, § 3º do CPC, determinou ao Município de Cuiabá e a AMTU, que, de forma incontinenti, forneçam, gratuitamente, o transporte coletivo urbano, nesta capital, ao requerente e à mãe dele, na condição de acompanhante.

O dr. Roberto Seror, ordenou, ainda, ao Município que determine à SMTU – Secretaria Municipal de Transito e Transporte Urbano, para exper a Carteira do Passe Livre ao portador de deficiência e a genitora. Em caso de des***primento da ordem, fixou multa diária no valor de R$1.000,00. A ação cabe recurso.

Autor: Patricia Neves

http://www.gazetadigital.com.br

Related posts

Cuiabá recebe 30 novos ônibus para o transporte coletivo

Eraldobr

Deficientes físicos podem ter reservas de 5% das casas populares

Eraldobr

Deficientes lutam por um lugar ao sol

Eraldo

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você está ok com isso, mas você pode optar por não participar se desejar. Aceitar Leia mais