1. PcMarcelo
  2. Outros Assuntos
  3. Terça, Setembro 22 2009, 07:52 PM
  4.  Assinar via e-mail
'Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência' tem programação em diversos estados

e cidades do país

Em 21 de setembro é comemorado, no Brasil, o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência. A data foi instituída em 2005, por meio da Lei n° 11.133, e escolhida pela proximidade do início da Primavera e o Dia da Árvore, representando o nascimento das reivindicações de cidadania e igualdade de condições.

O Ministério da Cultura desenvolve diversas ações, programas e iniciativas voltadas para promover a Acessibilidade e a Diversidade Cultural como, por exemplo, a 1ª Oficina Nacional de Indicação de Políticas Públicas Culturais para a Inclusão de Pessoas com Deficiência, realizada pela SID/MinC em parceria com a Fiocruz/MS e a Caixa Econômica Federal, em outubro do ano passado, no Rio de Janeiro.

Chamada de Nada sobre Nós sem Nós, a oficina teve ampla participação de pessoas com deficiência e resultou em um relatório contendo diretrizes e ações para nortear as políticas públicas do MinC sobre a inclusão social e cultural do segmento. O lançamento da publicação está previsto para o próximo mês, em dia e local a serem definidos.

A data comemorativa também estimulou a instituição da Campanha Nacional de Acessibilidade - Siga essa Ideia, lançada em julho de 2005, e que tem contado com a adesão de diversos estados e cidades do país. O Governo do Estado do Rio de Janeiro e as Prefeituras das cidades de Mauá, Diadema e São Bernardo do Campo, em São Paulo, firmam nesta segunda-feira (dia 21) o termo de adesão à iniciativa.

A Campanha destina-se à sensibilização, conscientização e mobilização social para a eliminação de barreiras atitudinais, de informação e arquitetônicas, dentre outras que dificultam a participação efetiva de pessoas com deficiência na vida em sociedade.

O movimento é cooordenado pelo Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Conade), no qual o Ministério da Cultura tem representação, e pela Coordenadoria Nacional da Integração da Pessoa com Deficiência, ambos órgãos da Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República (SEDH-PR).
Mais informações sobre a Campanha: acessibilidade.sigaessaideia.org.br ou (61) 2025-3673, na Secretaria Executiva do Conade.







Comunicação SID/MinC

Telefone: (61) 2024-2379

E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Site: http://www.cultura.gov.br/sid

Blog: http://blogs.cultura.gov.br/diversidade_cultural/

Twitter: http://twitter.com/diversidademinc
Comentar
No h comentrios feitos ainda.
Adicionar comentrio
PcMarcelo Aceitar RespostaPending Moderation
0
Votos
Desfazer
Encontro
Conselho para Assuntos da Pessoa com Deficiência completa 25 anos



Em 2009, o Conselho Estadual para Assuntos da Pessoa com Deficiência (CEAPcD) completa 25 anos de luta pela inclusão e, para celebrar a ocasião, realiza, no dia 21 de dezembro, um encontro com autoridades da área de deficiência, como a Secretária de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Dra. Linamara Rizzo Battistella, e o atual presidente do Conselho, José de Oliveira Justino. Durante o encontro haverá ainda uma entrega de homenagem simbólica aos conselheiros mais antigos.

O CEAPcD foi criado em 1984. É vinculado à Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência do governo de São Paulo. É um órgão consultivo, autônomo, com a responsabilidade de assessorar o governo nas questões da pessoa com deficiência.

O Conselho é composto por 20 conselheiros representantes da sociedade civil e dez representantes da área governamental - mais dez suplentes da sociedade e do governo - além de um representante do Ministério Público.

Serviço
Comemoração dos 25 Anos do Conselho Estadual para Assuntos da Pessoa com Deficiência

Data: 21 de dezembro de 2009
Horário: das 14h às 17h30
Local: Auditório da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência
Endereço: Av. Auro Soares de Moura Andrade, 564 - portão 10 - Barra Funda - São Paulo - SP - próximo à Estação do Metrô e da CPTM

Programação:

14h: Recepção e boas vindas
14h30: Hino Nacional
14h40: Participação de autoridades
16h50: Entrega de homenagem aos conselheiros mais antigos e certificados
17h15: Apresentação do Coral Mãos que Encantam e Dança em Cadeira de Rodas de Cubatão
17h30: Coquetel de encerramento
Comentar
No h comentrios feitos ainda.
Adicionar comentrio
  1. mais de um ms atrs
  2. Outros Assuntos
  3. N 1
PcMarcelo Aceitar RespostaPending Moderation
0
Votos
Desfazer
LEI Nº 11.133, DE 14 DE JULHO DE 2005.

Institui o Dia Nacional de Luta da Pessoa Portadora de Deficiência.


O VICE–PRESIDENTE DA REPÚBLICA, no exercício do cargo de PRESIDENTE DA REPÚBLICA Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei:

Art. 1o É instituído o Dia Nacional de Luta da Pessoa Portadora de Deficiência, que será celebrado no dia 21 de setembro.

Art. 2o Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.

Brasília, 14 de julho de 2005; 184o da Independência e 117o da República.

JOSÉ ALENCAR GOMES DA SILVA
Erenice Guerra

Este texto não substitui o publicado no D.O.U. de 15.7.2005 e retificado no D.O.U. de 18.7.2005.
Comentar
No h comentrios feitos ainda.
Adicionar comentrio
  1. mais de um ms atrs
  2. Outros Assuntos
  3. N 2
  • Pgina :
  • 1


No h resposta para esta discusso ainda
Convidado
Enviar sua resposta
Voc pode inserir enquetes na sua postagem. A enquete ir ento aparecer na postagem.
Opes de voto
Nesta seo, voc pode fornecer detalhes do seu site aqui e visvel somente para os moderadores
Compartilhar Localizao

Compartilhar sua localizao atual ao postar uma nova pergunta permite que os espectadores identifiquem o local onde voc est localizado

Latitude:
Longitude:
Captcha
Para proteger o site de bots e scripts no autorizados, exigimos que voc insira os cdigos captcha abaixo antes de postar sua pergunta