Boa noite,Possuo visão monoculada, ou seja, tenho uma prótese no olho esquerdo, enxergo apenas com o olho direito.
Estou me formando em Medicina Veterinária final desse ano, e já estou me encaminhando para os concursos públicos.
Minha dúvida é;
Visão monoculada é amparada pela lei, para a reserva de cotas para deficiente... O que eu queria saber é se todos os concursos são obrigados a reservar uma porcentagem das vagas para deficientes, pois em alguns que leio, apenas aparece as vagas de concorrência ampla, não tem nada escrito sobre quantidade de vagas para deficientes.
Minha outra dúvida é, como devo proceder na papelada para concorrer a cota de deficientes para um concurso público?Obrigado!

Olá Gustavo,Primeiramente meus parabéns pelo êxito na sua formação universitária. Deus lhe ilumine na profissão de Médico Veterinário, minha filha mais nova também é MV.Complementando o que meu colega de trabalho APOSENTADO registrou digo que apesar da Legislação OBRIGAR a reserva de vagas para PPDs, isto nem sempre é possível, senão vejamos: um controlador de tráfego aéreo não pode possuir deficiências visuais, concorda?. Um policial militar, bombeiro e outros não aceitam PPDs pela própria função do cargo, etc....Em resumo, apesar da OBRIGAÇÃO LEGAL, nem todos os cargos admitem uma PPD.Com relação a papelada que você questiona é o seguinte: não existe uma REGRA GERAL, cada concurso tem o seu próprio EDITAL e este sim, deve conter todas as exigências pertinentes ao concurso e é claro, atender às exigências legais, pois caso contrário pode ser IMPUGNADO por quem se achar prejudicado.Espero ter colaborado,Boa sorte e lhe recomendo, seja um profissional liberal, esqueça esta coisa de concurso, o Brasil está ENTUPIDO de CONCURSEIROS, precisamos sim é de bons profissionais no trabalho.Paulo Sócio