Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Contabilizados 27 meses de criação da Secretaria Municipal do Idoso e da Pessoa com Deficiência de Três Rios, inspiração iluminada de pioneiros como nosso Prefeito Vinícius Farah, ao estilo dos raros políticos que se dispõem abrir caminhos para a novo, o desconhecido, inabitual. Desde então, muitos têm sido frutos colhidos em prol da plena inclusão, promoção da saúde, prevenção de doenças, resgate da cidadania, típicos feitos que, efetivamente, transformam vidas de idosos e pessoas com deficiência (PcD) na nossa cidade. Uma demonstração do quanto o Gestor Público Municipal pode fazer para mudar rumo de vidas, tradicionalmente, subjugadas a planos secundários na pauta de suas ações.

Vidas transformadas que se podem observar pela expressão dos usuários do Planeta Vida e do Centro Dia para Idosos. Da mesma forma, presentes nos relatos e depoimentos de familiares profundamente sensibilizados pela qualidade do atendimento prestado aos seus preciosos entes idosos ou deficientes.

Quem de fora esteja não imagina a dimensão e implicações progressivas de aparentes pequenas mudanças funcionais conquistadas por idoso sequelado pós acidente vascular cerebral (AVC). O que representa para pais, familiares e pessoas significativas de criança com síndrome de Down, o tímido pronunciar de suas primeiras palavras, seu caminhar diferente, seu sorriso envolvente; a criança surda que começa a compreender nuances não verbais e a se comunicar através dos gestos pela Libras (Língua de Sinais Brasileira), descortinando horizontes para leitura, escrita e alfabetização; entre tantas outras respostas que nos sinalizam estarmos adotando estratégias terapêuticas e educacionais adequadas.

Na verdade, nada fazemos além de nos nortear pelo delimitado na Política Nacional de Saúde da Pessoa Idosa, na Política Nacional de Saúde da Pessoa com Deficiência, no Estatuto do Idoso, e nas resoluções da Convenção das Nações Unidas sobre Direitos da Pessoa com Deficiência, buscando ofertar elementos da competência exclusiva do gestor público municipal. Nosso diferencial, de fato, está na forma solidária, fraterna, empática, humanitária, de interagir com usuários dos programas, serviços e atendimentos prestados na conjuntura da Secretaria do Idoso e da PcD.

Em 26 de maio de 2011, estaremos comemorando o Segundo Aniversário do Planeta Vida. Nesse período, prestamos cerca de 200.000 atendimentos, entre os quais, médico clínico e geriátrico, enfermagem, fisioterapia, psicologia, nutrição, fonoaudiologia, odontologia, na área de saúde. Várias intervenções na área de serviço social, seja por solicitação do Ministério Público, sejam queixas de maus tratos registradas diretamente em nossas unidades, situações em que vidas de idosos e deficientes são libertas de cárceres domiciliários.

Importante programa de condicionamento físico, fortalecimento muscular, equilíbrio postural, reeducação vésicointestinal, exercícios de yoga, orientados por profissionais de educação física, enfermagem, fisioterapia e nutrição, também contribuem para o sucesso da unidade e satisfação dos seus usuários.

Além disso, efetivo programa de reforço escolar para alunos da rede municipal de ensino assegura melhor aprendizado de crianças e adolescentes com necessidades educacionais especiais; maior integração com empresas para inclusão da PcD no mercado de trabalho é feita a partir da disponibilização de cadastro de currículos online; programa de inclusão digital para idosos e PcD é oferecido regularmente, transpondo barreiras das novas tecnologias, encurtando distâncias para que tenham acesso ao manancial de conhecimentos e informações indispensáveis a atual vida em sociedade.

Nossa função e papel social deve ser pautado no que de mais nobre tivermos em essência, pelo que representa como perspectiva de significativas mudanças na vida das pessoas. Estamos cônscios de que cabe às diversas esferas da comunidade local, regional e nacional a tecedura de criteriosa avaliação dos resultados advindos dos nossos feitos, até porque, políticas públicas revertidas em serviços que visem melhoria da qualidade de vida das pessoas apenas sobrevivem e perseveram, quando devidamente credenciadas pelos seus maiores interessados, os usuários.

Prof. Dr. Wiliam César Alves Machado é secretário do Idoso e da PcD em Três Rios, Rio de Janeiro.

Comentários (0)

Classificado 0 em 5 com base em 0 votos
Ainda não há comentários publicados aqui

Deixe seus comentários

  1. Publicar comentário como convidado.
Rate this post:
0 Caracteres
Anexos (0 / 3)
Compartilhe sua localização
Digite o texto apresentado na imagem abaixo