Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Sead atua diretamente junto às empresas para promover acessibilidade. Empresas precisam se adaptar para receber profissionais.

Conseguir uma vaga no mercado de trabalho, com carteira de trabalho, é o sonho de muitas pessoas. O caminho pode parecer um pouco mais difícil para aqueles que têm algum tipo de deficiência, mas a Superintendente de Apoio à Pessoa com Deficiência (Sead) do governo de Pernambuco vem desenvolvendo um trabalho para promover a acessibilidade dentro das empresas. De janeiro a setembro desse ano, 1.291 pessoas com deficiência conseguiram ser inseridas no mercado de trabalho.

De acordo com a Agência de Trabalhado do Recife, somente nesta quarta-feira (24), existem 70 vagas para pessoas com algum tipo de deficiência. "É necessário que haja essa conscientização coletiva, para que a gente possa em conjunto proporcionar à pessoa com deficiência esse enquadramento no mercado de trabalho. A pessoa com deficiência é buscado pelas empresas principalmente como um técnico, a empresa cadastra junto à Agência do Trabalho a ocupação em si e, através do banco de dados, vemos a disponibilidade", explica Celso Miranda, gerente geral de Trabalho da Agência de Trabalho do Recife.

O superintendente da Sead, João Maurício Rocha, explica que a conscientização é o primeiro passo. "Ambientando e transformando os espaços para que eles possam receber uma cadeira de rodas, uma pessoa com baixa estatura, permitir a comunicação de pessoas com dificuldade de ouvir e enxergar, vamos permitir que essas pessoas desenvolvam as suas potencialidades e possam colaborar como todo e qualquer colaborador na empresa, não somente porque o empregador tem que cumprir a legislação de cotas", acredita o superintendente.

Rocha afirma ainda que existe um déficit de vagas no mercado para pessoas com algum tipo de deficiência, mas que um trabalho vem sendo desenvolvido junto às empresas para que elas compreendam a necessidade da inclusão, indo além do respeito à legislação. "Ele [empregador] tem que buscar o profissional, daí existe uma serie de movimentos sendo feitos nesse sentido, com as vagas de qualificação sendo dispostas", afirma Rocha.

A Agência do Trabalho da Boa Vista fica na Rua da Aurora, 425. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (81) 3183.7065.
Fonte: G1-PE

Comentários (0)

Classificado 0 em 5 com base em 0 votos
Ainda não há comentários publicados aqui

Deixe seus comentários

  1. Publicar comentário como convidado.
Rate this post:
0 Caracteres
Anexos (0 / 3)
Compartilhe sua localização
Digite o texto apresentado na imagem abaixo