Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

A Secretária Estadual da Educação e Cultura, Maria Xavier, assinou nesta sexta-feira (18) a renovação dos convênios as instituições filantrópicas que atendem pessoas com necessidades educacionais especiais. A solenidade de assinatura aconteceu no Cies e contou com as presenças do Secretário Estadual para a Inclusão da Pessoa com Deficiência (Seid), Helder Jacobina, da Presidente do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa Portadora de Deficiência (Conede), Helena Lima, e representantes das entidades beneficiadas.
A Seduc firmou parceria com 41 instituições, de 35 municípios, beneficiando de forma direta cerca de 4.355 estudantes, atendidos pela Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), Sociedade de Apoio ao Deficiente Físico (Soadf), Associação de Cegos do Piauí (Acep), Associação de Pais e Amigos de Autistas (Ama), Associação de Pais e Amigos dos Deficientes Auditivos (Apada) e Sociedade Pestalozzi.

O convênio assegura às entidades a cessão de 482 professores, gratificação do diretor dessas instituições, merenda escolar e parte de material didático a ser utilizado pelos alunos atendidos por essas entidades. "É essa parceria que faz com que as entidades tenham pessoas para desenvolver esse trabalho de inclusão que é tão importante", destacou a Presidente do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa Portadora de Deficiência (Conede), Helena Lima.

Para o Secretário Estadual para a Inclusão da Pessoa com Deficiência (Seid), Helder Jacobina, o convênio reforça o compromisso que o Governo do Estado tem com as pessoas com necessidades educacionais especiais. "Muito se fala em acessibilidade para as pessoas com necessidades especiais, mas garantir acessibilidade não é só fazer rampas, banheiros adaptados. É, acima de tudo, garantir lazer, saúde e principalmente educação. E é isso que estamos fazendo agora. Garantido educação para essas pessoas", frisou.

Em seu discurso a Secretária de Educação, Maria Xavier, lembrou as ações que o Governo do Estado vem desenvolvendo com o objetivo de realizar uma inclusão responsável dos alunos com necessidades educacionais especiais. "Nós adotamos e desenvolvemos no nosso Estado a política de inclusão. Hoje, 40 por cento da matricula da rede estadual é de alunos com necessidades educacionais especiais. Nós somos um dos únicos Estados que tem parceria com instituições que atendem pessoas com necessidade especiais. O desejo do nosso Governador é expandir essa política e fazer do nosso Piauí um exemplo para outras unidades federativas", afirmou.

A Secretária ressaltou que a Seduc está implantando salas de recursos, garantindo acessibilidade com banheiros adaptados e rampas, investindo na formação de professores e gestores, colocando nas escolas professores devidamente capacitados para fazer o atendimento educacional especializado nas salas de recurso."Nosso compromisso é oferecer um ensino de qualidade para todos os cidadãos, independente de suas necessidades, raça, religião ou opção sexual", finalizou.

Comentários (0)

Classificado 0 em 5 com base em 0 votos
Ainda não há comentários publicados aqui

Deixe seus comentários

  1. Publicar comentário como convidado.
Rate this post:
0 Caracteres
Anexos (0 / 3)
Compartilhe sua localização
Digite o texto apresentado na imagem abaixo