Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Muita coisa para comemorar, nesta quarta-feira (9), no Dia Estadual da Pessoa com Deficiência. São sete anos de luta, que começou com a criação dos dois maiores centros de apoio às pessoas com deficiência do Estado, a Secretaria Estadual para Inclusão da Pessoa com Deficiência (Seid) e o Conselho Estadual de Defesa das Pessoas com Deficiência (Conede).

 

Um café, na Casa dos Conselhos, na zona Norte da capital, marcou o início da comemoração da data. Estiveram presentes na solenidade a presidente do Conede, Helena Lima, o secretário da Seid, Helder Jacobina, o secretário estadual de Saúde, Telmo Mesquita, políticos da esfera estadual e membros de organizações não governamentais ligadas às pessoas com deficiência.

Segundo Helena Lima, o Piauí é o único Estado brasileiro que tem um dia de comemoração à pessoa com deficiência. “Podemos comemorar, porque em todo o Estado já se percebe avanços significativos, os deficientes sabem dos seus direitos e com isso podem lutar para viver melhor”.

Ainda segundo a presidente do Conselho, há sete anos faltava assistência pública para a pessoa com deficiência; hoje, diversos municípios piauienses já contam com este apoio.

Foto: Francisco Leal/CCom


Dia da Pessoa com Deficiência

Outro fator histórico é a criação da primeira Secretaria Municipal de Inclusão da Pessoa com Deficiência que será inaugurada, nesta quarta-feira, às 15 horas, em Esperantina, na região Norte do Estado.

O secretário Helder Jacobina destacou o avanço nas políticas públicas direcionadas aos deficientes no Estado. De Norte a Sul do Piauí já foram criadas 37 clínicas de fisioterapia e apoio aos que sofrem de alguma deficiência física. A mais recente inaugurada, na semana passada, foi a de Curimatá, na região Sul do Estado, a clínica atende também os municípios de Júlio Borges, Morro Cabeça no Tempo e Avelino Lopes. “Antes, quem tinha um problema físico na região tinha que se deslocar para Brasília ou para Teresina; hoje, a pessoa faz o tratamento perto de casa sem precisar se deslocar e podendo, assim, dar continuidade ao tratamento”, disse.

O secretário disse, ainda, que agora a Seid vai contar com duas unidades móveis de atendimento, que irão viajar por todo o Estado visitando periodicamente os municípios piauienses.

Outro avanço que também merece comemoração e teve repercussão nacional, lembrado pelo presidente Lula, é a inserção de 40% no índice de pessoas com deficiência matriculadas nas escolas da rede estadual de ensino.

Confira a programação alusiva do Dia Estadual da Pessoa com Deficiência neste mês de junho:
Dia 10 - 9h às 13h - Panfletagem nas Praças da Bandeira, Saraiva, do Fripisa e João Luís Ferreira.
Dia 12 - às 7h, acontece a IV Caminhada da Acessibilidade com a concentração dos participantes na Avenida Frei Serafim com a Rua Coelho de Resende, saindo em direção à Praça Rio Branco, no Centro de Teresina.
Dia 24 - Na sede da Procuradoria Geral de Justiça do Estado do Piauí, lançamento da Campanha Acessibilidade: Uma Questão de Cidadania, um Compromisso de Todos Nós.
Dia 26 - 7h às 18h - Fórum Regional para Inclusão da Pessoa com Deficiência.
19 horas - Arraial do Surdo, na Associação dos Engenheiros Agrônomos do Estado do Piauí.

Comentários (0)

Classificado 0 em 5 com base em 0 votos
Ainda não há comentários publicados aqui

Deixe seus comentários

  1. Publicar comentário como convidado.
Rate this post:
0 Caracteres
Anexos (0 / 3)
Compartilhe sua localização
Digite o texto apresentado na imagem abaixo