Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

O Governo do Estado tem procurado atender as demandas sociais por meio da qualificação profissional e geração de emprego e renda. Assim, o Projeto Qualicopa, desenvolvido pela Secretaria de Estado de Trabalho, Emprego, Cidadania e Assistência Social (Setecs), formou uma turma de Aprendizagem em Bonecos e Bichinhos de Pano voltados para as pessoas com deficiência. O curso é ministrado no Centro de Habilitação Profissional Professora Célia Rodrigues (CHP), centro de Várzea Grande.

A turma conta com a participação de 25 alunos e terá duração de 15 dias. A ação integra o projeto de capacitação de profissionais que querem se qualificar para participarem da Copa de 2014, que deve ampliar as vagas de emprego no Estado e criar oportunidades profissionais.

O curso conta com a presença de quatro educadoras e uma instrutora que auxilia os deficientes. “O curso é muito importante para os alunos, pois é uma oportunidade deles mostrarem o quanto são capazes. Além disso, nossa satisfação em ensinar e dar suporte é muito grande, já que vemos como o curso transforma o dia-a-dia dos participantes e a superação das dificuldades a cada evento”, disse a professora Joraci Loureana.

“Minha filha está muito feliz por participar do curso de bonecas. Ela possui uma deficiência neurológica, o que dificulta ler e escrever, porém tem muita facilidade com trabalhos manuais. Acredito que este curso será de grande contribuição para ela, principalmente pelo incentivo que a família e os amigos sempre deram”, disse Valdevina Saturnina Nunes, mãe da aluna Keity Tuany Nunes.

CONFECÇÃO DE DOCUMENTOS - Como parte dos participantes do curso não possui documentos, a Setecs esteve no CHP na última sexta-feira (17.09) para confeccionar carteiras de trabalho e carteira de identidade para os alunos. “Além de dar condições de trabalho para as pessoas que fazem o curso, nós também ajudamos a integração no mercado de trabalho”, disse a coordenadora de qualificação profissional, Rosineide Porcionato.

DIA DO DEFICIENTE FÍSICO - Nesta terça-feira (21.09), comemora-se o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, por isso a Setecs e o Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Conede-MT) realizam várias atividades alusivas a data. A festividade acontece na Praça Alencastro, centro de Cuiabá, das 14h às 17h, com apresentações folclóricas de entidades que atendem pessoas com deficiência, exposição de veículos adaptados, trabalhos manuais, entre outras programações.

Comentários (0)

Classificado 0 em 5 com base em 0 votos
Ainda não há comentários publicados aqui

Deixe seus comentários

  1. Publicar comentário como convidado.
Rate this post:
0 Caracteres
Anexos (0 / 3)
Compartilhe sua localização
Digite o texto apresentado na imagem abaixo