Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Projeto Integração Rodas da Dança faz primeira apresentação do Espetáculo Integrarte no Teatro Marista nesta quarta-feira (25)O Projeto Integração Rodas da Dança é um grupo que envolve oito bailarinos especiais e sete bailarinas sem deficiências físicas. Eles se apresentam com o Espetáculo Integrarte no dia 25 de abril, no Teatro Marista, em Londrina. O que determina o compasso desses 15 bailarinos é a superação. O simples movimento da dança pode ser complexo aos olhos de quem assiste, mas essencial para os pés dos que se movimentam. Para alguns bailarinos, pode parecer simples. Outros, encontram nesse movimento fluido uma razão para superar as próprias limitações e melhorar a qualidade de vida.

Foi o que aconteceu com Fabrízio Catenassi, integrante do grupo há quase três anos. Vítima de um acidente de moto aos 20 anos, Fabrízio perdeu os movimentos devido a uma lesão cerebral. Hoje, aos 41 anos, encontrou na dança um motivo para superar suas limitações. A mãe, Joana Catenassi, percebe que o filho, ao ser aplaudido, se sente valorizado e acredita que esse projeto é a realização de vida dos integrantes.

Iniciado em 2004 pela bailarina e educadora física, Daiana Furlaneto Tomás, o grupo Rodas da Dança começou tímido com seis integrantes. Ao longo dos anos, o grupo ganhou o respeito e o reconhecimento daqueles que tinham algum tipo de preconceito em relação à integração de bailarinos com e sem deficiência.

As coreografias envolvem talento, técnica, superação e muita emoção de seus integrantes que, juntos, compõem um espetáculo cheio de garra mostrando onde o corpo humano e suas limitações podem chegar pela arte. Dançar sem limites é o maior objetivo.

Vanessa dos Santos é bailarina do grupo e deficiente auditiva. Como não ouve a música, segue o ritmo pela vibração do solo. No entanto, o seu maior desafio é o equilíbrio corporal. Daiana, integrante e coreógrafa, também ressalta que, além de trabalhar o psicológico, a coordenação motora, força física, equilíbrio e resistência muscular melhoram significativamente e mais rápido se a dança estiver associada à fisioterapia.

O Espetáculo Integrarte será realizado no dia 25 de abril de 2012, às 20h00, no Teatro Marista (Rua Christiano Machado, 240). Os convites estão à venda com os alunos do 9º do Colégio Marista no valor de R$ 10,00. A meia-entrada é válida para estudante, criança com até 10 anos idosos, professores e pessoa com necessidades especiais. Toda renda arrecadada no evento será revertida ao próprio Projeto que hoje vive de doações de colaboradores e também de seus próprios Integrantes.

Comentários (0)

Classificado 0 em 5 com base em 0 votos
Ainda não há comentários publicados aqui

Deixe seus comentários

  1. Publicar comentário como convidado.
Rate this post:
0 Caracteres
Anexos (0 / 3)
Compartilhe sua localização
Digite o texto apresentado na imagem abaixo